PICS

Saiba mais sobre os diferentes métodos terapêuticos e seus benefícios.

Créditos Especiais
Pexels: www.pexels.com.br;
Mídia Wix.

Healing Hands.wmvLlewellyn
00:00 / 06:09
  • Massagem Relaxante 

  • Bambuterapia

  • Reflexologia Podal

  • Pedras Quentes

  • Geoterapia

  • Pindas

  • Aromaterapia

  • Florais

  • Reflexologia Podal 

Terapia reflexologia

O que é Reflexologia Podal?

Basicamente, a reflexologia  é indicada para tratar dores em geral, distúrbios hormonais e depressão, para beneficiar o Sistema Nervoso e potencializar a ação dos medicamentos. 

Trata-se da massagem em pontos reflexos na zona dos pés, objetivando o relaxamento, aumento da circulação local e alívio de tensões.

Massagem com Bambu
11.jpeg
  • Massagem Relaxante

Contra- indicações

A massagem estética e/ou terapêutica possui grandes benefícios não só na promoção do bem-estar, como também na prevenção de fatores somáticos . No entanto, existem alguns casos em que a massagem não pode ser realizada, devido à relação entre seus efeitos fisiológicos e o estado/quadro de saúde do paciente. São os casos de:

- infecções, febre ou gripe;

- infecção aguda ;

- doenças de pele ;

- câncer ;

- áreas de hiperestesia grave;

- tromboflebite (inflamação das veias - coágulo sanguíneo)

- hemofilia ou varicosidades das veias; ( desordem de sangramento de origem genética) ; (veias afetadas - dilatadas, varizes);

-Trauma, Tumores ou outras Doenças da Coluna Vertebral ;

- Feridas Abertas;

- Queimaduras Recentes, não tratadas ou Abertas

- Diabetes: É necessária a Autorização e o Acompanhamento Médico 

- Osteoporose: É necessária a Autorização e o Acompanhamento Médico

Massagem no Ombro
massagem Terapêutica
  • Bambuterapia

A técnica de bambuterapia é uma massagem manual feita com pequenas hastes de bambus de diferentes tamanhos. 

Os tamanhos dos bambus usados na bambuterapia variam para cada parte do corpo, e é indicado para tratamento do estresse e Modelagem Corporal.

A massagem com o uso de bambus é relaxante e revigorante. 

Além de atuar no relaxamento e soltura das tensões, atua na mobilização dos tecidos corporais de forma a delinear e contornar as formas/segmentos corporais, respeitando sua forma natural e fornecendo estímulo ao sistema Circulatório e Linfático.

Outros benefícios frequentemente associados à técnica são, por exemplo,  a melhoria na oxigenação e na nutrição da pele, a capacidade de vasodilatação, a oxigenação celular e a tonificação muscular. 

A Massagem com Bambus pode ter seus benefícios potencializados quando associada à Massagem Relaxante.

Outras informações

A bambuterapia é uma técnica que pode ser aplicada em homens e em mulheres de todas as idades, porém, possui todas as Contra-Indicações citadas em ''Massagem Relaxante''.

''Massagem'' é o termo usado para designar certas manipulações

dos tecidos moles do corpo; estas manipulações são efetuadas

com maior eficiência com as mãos e são administradas com a finalidade de produzir efeitos sobre o Sistema Nervoso,

 Muscular e Linfático.

Ao aumentar os lumens dos vasos sanguíneos e espaços

dos vasos linfáticos, o trabalho global da massagem afeta

a circulação capilar, venosa e arterial.

Entre os movimentos utilizados na Massagem com efeito 

relaxante, temos o Deslizamento, Amassamento e Fricções direcionadas a cada região do corpo, objetivando o Aquecimento, Preparo e Relaxamento Muscular e o desprendimento das

tensões musculares dos níveis superficiais aos mais profundos.

A técnica é realizada com o ritmo lento e movimentos de deslizamento superficial e profundo, produzindo efeito equilibrante e calmante.

 

A Massagem Relaxante também traz benefícios associados à Estética Corporal, porém o seu objetivo é o gerenciamento e tratamento do Estresse e /ou sinais de somatização das tensões nervosas e musculares associadas ao Estresse.

  • Escalda Pés 

O Escalda pés baseia-se no uso de água em temperatura adequada e óleos essenciais ou sais de banho a fim de se obter determinado potencial terapêutico a partir do descanso/imersão dos pés na solução. É opcionalmente utilizado antes da Massagem Relaxante ou da Massagem de Reflexologia Podal.

A união destes elementos com aplicação à base plantar e a toda a região dos pés e pernas é eficaz para início do relaxamento, em caso de esgotamento nervoso, estresse e ao fim de um dia de trabalho, pelo seu papel vasodilatador.

É  um método alternativo para relaxamento  e ativação da circulação nos membros inferiores, funcionando como um tratamento complementar alternativo às desordens da circulação.

Esteticamente, amacia a pele e auxilia na renovação tecidual - celular.

Alivia o cansaço nas pernas e pode auxiliar na redução de edemas. Associado à Massagem Corporal ou Podal(Reflexologia), obtém-se maiores benefícios.

Ele pode ser facilmente feito em casa, incluindo a prática no dia-a- dia e observando seus benefícios a longo prazo no que diz respeito ao Bem-Estar.

Contra-Indicações do Escalda-Pés:

 

Feridas Abertas em qualquer região do corpo

Restrições a Gestantes 

Queimaduras Recentes, não tratadas ou Abertas

 

Pedicure
  • Pindas 

Pedras de Massagem

Pindas 

Utilização de Óleo Vegetal em temperatura morna, óleos essenciais e Ervas Medicinais junto à Massagem Terapêutica para fins de relaxamento de tensões e estimulo revitalizante.

Os elementos contidos produzem um efeito calmante, anti-inflamatório e relaxante, objetivando a restauração do bem-estar e alívio do estresse.

1.jpg
Ilustração: Modelo - Pindas

Pindas - História

O surgimento das pindas se deu na História quando os povos orientais e ocidentais passaram a utilizar ervas para tratar e curar enfermidades.

As pindas são acessórios utilizados para massagem, em formato de saquinhos ou trouxinhas de tecido natural (algodão) com ervas medicinais.

Em Massagem Terapêutica, as pindas são utilizadas em temperatura morna, sendo pré-aquecidas e hidratadas através de solução de Óleo Vegetal- Corporal .

As pindas inicialmente eram realizadas em banhos aromáticos para relaxamento, e seu uso foi se propagando pela Europa e América, tornando-se uma prática difundida entre  profissionais de massoterapia , que realizam a técnica com o objetivo de promover conforto e tratar a saúde e o bem-estar de pacientes.

 

Observações

Cada par de Pindas é de uso individual e único para cada sessão, sendo devidamente descartado ao fim.

As pindas são feitas de forma artesanal, sendo compostas por ervas medicinais de origem comercial e tecidos de algodão cru, com validade correta à data da aplicação. 

Contra-Indicações

  • infecções agudas;

  • tumores e câncer;

  • asma aguda;

  • alterações vasculares;

  • alterações de sensibilidade;

  • ferimentos e lesões na pele;

  • Gestantes;

Massagem pedras

A massagem com Pedras Quentes teve sua origem mais precisamente no Egito e Índia.

O objetivo da massagem com pedras na Atualidade permanece visando principalmente o favorecimento a manobras em massoterapia que proporcionem bem-estar e alívio de tensões, utilizando a combinação de Óleos Vegetais, Termoterapia e Aromaterapia.

Assim como já diz o nome, as pedras são pré-aquecidas, amornadas e utilizadas em temperatura ambiente - agradável.

BENEFÍCIOS DAS PEDRAS QUENTES E PINDAS

"Tratam-se de técnicas que proporcionam um 

relaxamento profundo, auxiliando em situações de estresse, estados depressivos e possuindo potencial de descongestionamento das vias respiratórias." 

Benefícios:

  • relaxa a musculatura;

  • aprimora a circulação sanguínea e linfática;

  • alivia e trata fadigas físicas e mentais;

  • reduz a dor;

  • reduz a tensão e a ansiedade;

  • aumenta a remoção de resíduos do metabolismo;

  • tonifica a pele;

  • equilibrio psicofísico geral;

  • Pedras Quentes

1a.jpg
Óleos Aromatheapy

O uso de flores e plantas tem a sua origem  a partir conhecimento obtido do contato com a natureza, entre os povos que viviam em harmonia com os seus ciclos, participando das etapas de plantio e colheita em benefício de suas famílias e comunidades.

Posteriormente, segundo informações mais atualizadas, por volta do Século XX, foi difundida na Europa através de experimentos laboratoriais feitas por um químico francês.

Segundo estudos, os óleos essenciais possuem propriedades medicinais específicas. Tais propriedades vão desde as suas ações anti-inflamatórias, digestivas ou expectorantes até o seu potencial analgésico, bactericida e cicatrizante, por exemplo. Também atua com potenciais antidepressivos e tranquilizantes, tratando o Corpo e a Mente de forma integral, a partir da essência aromática e das propriedades medicinais obtidas das flores.

Para uso terapêutico em Massagem, os óleos essenciais são diluídos em um Óleo Vegetal Base, sendo a essência escolhida e adaptada após Anamnese.

Condutas

ANAMNESE - Qualquer utilização de óleos essenciais em Massagem só será realizada após o preenchimento de ficha Anamnese e total certificação sobre a ausência de qualquer alergia que o cliente possa ter quanto à composição vegetal dos mesmos. 

Origem/Marcas dos Óleos Essenciais

Prezar pela origem da extração botânica e valores das empresas, tal como produtos com selos Cruelty Free, ORGÂNICO e com garantia de preservação Ecológica e Contribuição Humanitária - Direitos Humanos assegurados, afinal, para que se obtenha os óleos e se faça a extração, todo o trabalho humano e o espaço produtivo estão interligados e envolvidos em um mesmo contexto.

  • Aromaterapia

Óleos Essenciais: As flores e Ervas, suas Propriedades Medicinais e Potencial Terapêutico

IMG-20181216-WA0054.jpg

Atividade Voluntária - Jardim Botânico de Santos

Atividade Voluntária - Jardim Botânico de Santos

IMG-20181216-WA0053.jpg

Yogaterapia :

Saúde, Qualidade de Vida e Bem Viver

A Prática de Yoga vai além de uma atividade física voltada para o cuidado da saúde a nível corporal, tendo como base uma abordagem diferente: O preparo/condicionamento físico acompanham um outro importante pilar da prática: Promover saúde a nível psicológico.

Abordar o ser humano como um ente integrado à natureza, promovendo conhecimento e autonomia a respeito de seu próprio funcionamento, aliviando e tratando os principais problemas de saúde resultantes do estresse e da fadiga psicofísica.

Em Yogaterapia, a respiração é o exercício mais solicitado, a simples respiração consciente produz um grande efeito calmante e relaxante.

A dinâmica entre posturas mais leves e moderadamente resistentes (levam a uma ação regenerativa/reparadora e fortalecedora das capacidades orgânico-fisiológicas, funcionais e energéticas naturais do corpo humano, educando o Sistema Nervoso ao bom funcionamento.

Ao contrário do que se pensa, praticar Yoga não se trata de ignorar desconfortos e solicitar posturas difíceis e extenuantes! Ao contrário, como uma prática física complementar, deve atuar como recurso terapêutico a cada indivíduo. O indivíduo não se encaixa na postura, mas a dinâmica de exercícios deve ser feita para o Indivíduo.

Yogaterapia une 3 elementos: Respiração, Alongamentos pausados em posturas específicas e Relaxamento Profundo.

Yoga expressa também os Valores Humanos e a Cultura de Paz, uma ferramenta potencial para uma Sociedade mais sadia em todos os níveis.

        MASSAGEM TERAPÊUTICA:

        APLICAÇÃO E BENEFÍCIOS

'' A massagem é uma terapia muito agradável que utiliza vários tipos de movimentos e outras técnicas para manipular os tecidos moles do corpo. É ideal para o alívio do stress, relaxamento e bem-estar.

O pai da Massagem Terapêutica foi o ginasta sueco que se tornou terapeuta,o professor Per Henrik Ling (1776-1839).

Ling deixou uma forma atualizada da massagem terapêutica, a ''massagem sueca'', que ainda constitui a base da moderna massagem.

Hoje, esta técnica encontrou o seu lugar nas academias, salões de beleza, lares, clubes esportivos e hospitais. Complementa o tratamento convencional dos doentes crônicos e ajuda os pacientes na recuperação de ataques ou cirurgia cardíaca. É ideal para o alívio do stress e trata corpo-mente simultaneamente''.

O que é Massagem?

Massagem é a manipulação de tecidos moles do corpo com técnicas específicas que promovem ou restauram a saúde.

Os massagistas utilizam as mãos para detectar e tratar problemas nos músculos , ligamentos e tendões nos tecidos moles do corpo.

Os terapeutas nesta área trabalham de forma a regular e aliviar as tensões emocionais e promover a saúde, restaurando-a de forma gradual no paciente como um todo. 

A Massagem também constitui a base de outras terapias, como a Aromaterapia, Shiatsu e Fisioterapia e tem um papel importante em tratamentos com Ayurveda. 

Os Efeitos Mecânicos da Massagem

São os resultados físicos de pressionar, apertar e mover os tecidos moles. Dependendo das técnicas de massagem, pode ser relaxante ou estimulante.

Os músculos tensos podem provocar má circulação porque constrangem os vasos sanguíneos. Massagear os músculos relaxa-os e estimula a circulação, de modo que o sangue flui livremente, transportando oxigênio e nutriente aonde são necessários. Ao atuar sobre a circulação, a massagem regular pode ajudar a normalizar a pressão sanguínea, aliviando a pressão em artérias e veias sobrecarregadas.

A massagem estimula ainda o sistema linfático, responsável por alimentar as células, transportando os produtos descartados para fora do corpo e defendendo-o da infecção.

A Ação Reflexa: É a reação involuntária de uma parte do corpo ao estímulo de outra. Corpo, mente e emoções formam um organismo intricado, ligado por canais de energia e um complexo sistema nervoso, com receptores na pele, e os estímulos numa parte do corpo podem afetar diversas outras.

Assim, uma massagem nas costas pode também aliviar a dor nas penas.

A massagem é uma terapia física,mas com forte contéudo emocional. 

O psicanalista austríaco Wihelm Reich (1897-1957) foi o primeiro terapeuta moderno a compreender os efeitos da massagem sobre as emoções. Introduziu o conceito de ''armadura corporal'' , a convicção de que emoções inesperadas, como a ira ou a mágoa, ficam retidos no corpo. 

Músculos tensos e rígidos demais não são saudáveis para o corpo, assim como as emoções reprimidas não são boas para a mente.

A filosofia de Reich abriu caminho à massagem como suporte complementar à saúde através das terapias holísticas.

 

Foi mais tarde desenvolvida pelo Instituto Esalen da Califórnia como uma terapia que facilita e estimula o Crescimento Pessoal.

A mais recente pesquisa dos Estados Unidos reforça o que Reich propusera há anos. A farmacologista de renome internacional, Dra Candare Pert, considera que a mente e o corpo estão tão interrelacionados que é impossível estabelecer uma clara distinção entre ambos. Afirma que as emoções antigas encontram-se armazenadas nos gânglios da medula espinhal e em outras zonas do sistema nervoso autônomo. A massagem pode liberá-las, induzindo ao relaxamento, liberando as endorfinas - os analgésicos naturais do corpo, mas também desencadeando os neuropéptidos - moléculas que atuam como mensageiros intercelulares do sistema nervoso. 

A massagem da pele libera os péptidos que afetam a mente, estimulando o sistema imunitário e melhorando a saúde geral do corpo.

 

 

 

 

 

 

 

AS QUATRO FASES DE EFEITOS E RESULTADOS

  • Alívio: As primeiras sessões de tratamento aliviam a dor, reduzem a tensão e acalmam os músculos sujeitos ao stress. Não resolvem o problema, mas aliviam os sintomas e o paciente sente-se melhor.

  • Correção: Quando a dor diminui, o terapeuta pode atuar sobre a causa subjacente, a fim de evitar a reincidência do problema.  A ação corretiva implica retonificar os músculos, descongestionando um Sistema Linfático preguiçoso ou liberando fibras afetadas.

  • Fortalecimento: É importante em uma área muito lesionada. A fraqueza no local afetado pode significar problemas recorrentes no futuro. Por exemplo, as lesões provocadas por esporte podem causar problemas muito depois de curadas, se a lesão e um longo período de recuperação tiverem enfraquecido os tecidos circundantes. A massagem pode fortalecê-los, permitindo-lhes fornecer o adequado apoio quando a lesão tiver sido curada.

  • Manutenção: É tanto a fase final de cura como o primeiro passo na prevenção. Recomendam-se tratamentos à base de massagens ocasionais para controlar os problemas de saúde e evitar que se transformem em um autêntico quebra-cabeça.

''Que problemas pode aliviar?

A massagem pode tratar muitas queixas. Mas é particularmente recomendada para casos de stress ou relacionado com o stress, insônia, depressão e problemas circulatórios. 

É também boa para aliviar músculos doloridos e tensos, artrites, reumatismo e ciática.

Pessoas com perturbações digestivas, como a síndrome do cólon irritável e prisão de ventre podem também beneficiar com o tratamento, além dos sintomas da TPM às mulheres.

É segura?

A massagem é uma terapia comprovada, suave e eficaz, adequada a todos , desde bebês ( como a Massagem Shantala) a grávidas.

Pode também ser aplicada a pessoas de saúde frágil e doentes terminais, mas apenas quando praticada por um terapeuta qualificado. A massagem básica de relaxamento em adultos saudáveis pode ser realizada por qualquer um que conheça as técnicas essenciais.

Estudos Clínicos 

O poder do toque é bem conhecido e vários estudos confirmam os benefícios da massagem para as mais diversas situações. Em 1992, realizou-se um estudo hospitalar em 52 crianças e adolescentes que sofriam de depressão ou distúrbios de ajustamento.

Os resultados revelaram que o grupo sujeito à sessão de massagem diária nas costas durante 5 dias se mostrou menos deprimido e ansioso que o de controle, que apenas observava os vídeos das técnicas aplicadas. Também dormiam melhor após a massagem.

Em 1990, realizou-se um estudo de 30 pacientes sujeitos a cirurgia em St. Mary's Hospital de Londres, em ligação com analgesia e insônia. Os pacientes foram massageados nas costas, rosto ou pés, sendo depois monitorados por detectar quaisquer mudanças físicas ou psicológicas. Muitos dos que receberam tratamento mencionaram alívio da dor, da ansiedade e de espasmos musculares. Outros benefícios foram a melhoria do sono e bem-estar geral. As duas enfermeiras que realizaram a massagem mencionaram igualmente melhor relação com os pacientes.

Em 1986, em um estudo sobre o cancro de mama, 6 pacientes sujeitas a radioterapia receberam massagem nas costas usando a técnica de pequenos golpes. Examinaram-se os efeitos deste tratamento monitorando a forma como cada paciente se sentia antes e depois do tratamento.

Os 13 sintomas de perturbação medidos foram a intensidade e frequência das náuseas e da dor, o aspecto físico, padrões de respiração, expectoração, níveis de concentração, aparência geral, fadiga, qualidade do apetite, padrão de evacuação e insônia. Após o tratamento à base de massagens, verificou-se uma melhoria geral nesses sintomas e no aspecto geral das pacientes em comparação com o grupo de controle, que apenas repousara. As mulheres afirmaram sentir-se menos tensas, menos cansadas e com mais vitalidade.

Um exemplo são os bebês que também se beneficiam com a massagem. Em 1990, 40 prematuros foram distribuídos aleatoriamente entre um grupo de massagem e outro de controle sem tratamento. Aplicou-se a massagem a alguns bebês durante 15 minutos por hora, durante 3 horas por dia. Após 10 dias de massagem, os bebês apresentavam em média um ganho de peso diário de 21% e receberam alta cinco dias antes do grupo de controle.'' 

Fonte: Enciclopédia Familiar da Saúde - Guia Completo de Medicinas Alternativas

Clube Internacional do Livro

(Stuart Lightbody, Clare Maxwell Hudson, Susan Steward, Dr. Andrew Lockie, Roger Newman Turner, Dr. Vivian Lunny).

Santos, 16 de Novembro de 2021.

Potenciais Terapêuticos:
Promoção e Prevenção em Saúde
Longevidade & Bem-Estar