top of page

Este Serviço encontra-se Inativo.

O que é Naturopatia? 

As Terapias Integrativas e Complementares (entre elas a Naturopatia) englobam um conjunto de técnicas utilizadas de forma a impulsionar a saúde do indivíduo e preservá-la. O Terapeuta Holístico  atua na promoção do Bem-Estar através de métodos terapêuticos não-invasivos, visando a promoção da Qualidade de Vida e a redução dos fatores somáticos do estresse e seus efeitos no corpo e na saúde humana.

Construindo Saúde:

Hábitos e Qualidade de Vida

Afinal, o que é exatamente ''hábito'' e qual a sua importância no contexto de longevidade e cuidado com a saúde?

Podemos definir hábito um padrão de ação/comportamento feito de forma constante por longo tempo. 

Qual o valor dos bons hábitos na qualidade de Vida e como funciona a construção de hábitos equilibrados no dia-a-dia visando o tratamento e cuidado com a Saúde? 

São diversos pontos importantes de relevância, que podem se resumir em 3 Principais: Alimentação, Exercício Físico e Repouso.     

Alimentação Balanceada, com alimentos da estação, como grãos, cereais, vegetais, raízes e frutas, nos horários corretos (Café da Manhã - Almoço - Janta) é essencial para que se obtenha uma Nutrição eficaz e ao mesmo tempo leve para a Digestão (Evitar excessos e apostar na diversidade e no Colorido é uma boa dica para se trazer Nutrição e Bem-Estar à mesa diariamente). Tendo em vista que, certos alimentos podem participar do tratamento e prevenção de doenças, patologias ou desequilíbrios (alimentos com propriedades anti-inflamatórias, ricos em Vitaminas, ricos em fibras e antioxidantes), a alimentação cumpre um papel relevante quase Total no que diz respeito aos hábitos e construção da Saúde no dia-a-dia. 

Exercícios Físicos

 

Por que o exercício físico é tão importante para nossa Saúde?  Através do Exercício Físico, fazemos uma importante manutenção do centro de nossas funções: O Sistema Nervoso.

A prática de exercício físico não é fundamental somente devido à estética corporal e o controle de peso (Uma consequência da prática), mas, cumpre a função principal do Movimento , Alongamento, Fortalecimento Muscular e Cardiorespiratório, Ativadora da Circulação Sanguínea e da Oxigenação e eliminação de toxinas através da transpiração. Sendo assim,  a prática de atividade física regular é uma geradora de Bem-Estar. Trata os níveis de estresse, evita o sedentarismo e a depressão,  fortalecendo vitalmente o indivíduo e suas próprias capacidades de Equilíbrio e saúde, tanto física como psicologicamente.

Direcionar o estresse para a atividade física moderada leve pode ser uma das mais importantes formas de evitar transtornos somáticos como ansiedade e depressão. Respeitar o nosso Relógio Biológico é a palavra de ordem para quem busca uma vida mais equilibrada e Saudável. Respeitar o relógio biológico e compreendê-lo, inclusive, pode ser um ''Mapa Guia''.

A Dor como um Alerta

Além do acompanhamento Médico ser essencial para o tratamento e investigação de qualquer sintoma de Dor, a Atividade Física de qualquer nível pode ser prejudicial ao invés de benéfica em determinados casos.

O educador físico também cumpre um papel fundamental na execução correta dos movimentos nas atividades físicas, evitando lesões futuras ao atleta e ao cidadão comum praticante de atividade física.

Não ignore os sinais de seu Corpo e busque sempre a Orientação e o repouso correto para qualquer sinal de dor.

Repouso

O sono pode ser comparado a um reparador de danos em um computador. Além disso, o sono e repouso são essenciais para a boa disposição e reposição energética. Músculos e nervos bem descansados e relaxados, o silêncio e o abandono das preocupações: estes são apenas alguns dos componentes que tornam o repouso algo tão importante. 

Se a Mente humana fosse comparada a um computador, decodificando, traduzindo e transmitindo informações, assimilando e respondendo, juntamente ao Sistema Nervoso, certamente para a máquina não esquentar além de sua capacidade e se danificar,  o momento de resfriamento e desligamento, evitando o sobrecarregamento de informações seria essencial para seu bom funcionamento. Assim também, o sono para o Ser Humano.

Durante o sono, o cérebro assimila toda a aprendizagem obtida durante o dia, esvaziando o estresse da atividade constante e reabastecendo-nos energeticamente pelo repouso da atividade sensorial, motora e funcional. 

É certo que após determinado tempo de atividade, chegamos ao limite de nossa capacidade: um sinal nos é dado claramente e é neste momento que devemos sentar, relaxar, respirar, hidratar e respeitar os nossos próprios limites. Se prosseguimos, é como ignorarmos um assistente de Comunicação Mestre que evita muitos problemas futuros no ''Sistema de Funcionamento Geral'', usando o exemplo da Máquina.

O estresse somático e o relógio biológico desregulado se apresentam também com Insônia e sono perturbado, excessivas preocupações que se estendem até a hora de dormir, falta de concentração, ansiedade, entre outros sintomas associados que prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar. 

(AP Naturopatia - Jul/ 2019).

 

Abordagem sobre Depressão:

Atualidade

Pode-se dizer que a Depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais complexos que o ser humano pode enfrentar em algum momento da Vida.

Situações traumáticas, medos e preocupações excessivas, ambientes desgastantes, afastamento da natureza, excesso de responsabilidades, desemprego; enfim, muitas podem ser as causas para o surgimento da Depressão na atualidade como um transtorno de duração indefinida, uma reação psicossomática que requer acompanhamento e tratamento integral, diferentemente da emoção da tristeza ( um evento ou notícia que causa tristeza, estando o consciente sob comando da assimilação emocional), sendo esta passageira.

Cada pessoa possui uma história de vida e diferentes experiências vividas ao longo dela, sendo necessário o acompanhamento e escuta de um bom profissional / (Psicológo/ Psicoterapeuta) para detectar todos os aspectos de como este transtorno se apresenta ao paciente.

Dentre os efeitos da depressão, podemos citar a falta de energia e estímulo constantes e prolongados para ação, cansaço, emagrecimento excessivo ou obesidade, angústia, isolamento social, dores de cabeça, choro constante sem motivo ou causa definidos, apatia e sedentarismo.

Qual o papel da terapia integrativa/alternativa e corporal dedicada ao paciente com transtorno depressivo?

A reconexão com o corpo se revela uma boa saída para os problemas de causa mental. Isto porque corpo e mente estão sempre interligados.

Existe um grande potencial na atividade leve, que venha a atuar no alívio das condições somáticas, no que diz respeito ao tratamento da depressão e de transtornos de ansiedade.  

Então pensamos da seguinte maneira: No período em que a mente repousa, o corpo reabilita-se do estresse com maior facilidade. Grande parte do equilíbrio neural-nervoso do ser humano se deve ao bom sono e repouso, estando este em equilíbrio com os períodos de atividade ao longo do dia.

A massagem alivia e trata as tensões e o estresse, ajudando a dissolver a rigidez e as tensões, contribuindo no relaxamento e alongamento muscular e produzindo um efeito benéfico de tratamento.

A ativação da circulação auxilia na oxigenação celular, cumprindo importante papel na melhora da disposição geral da pessoa.

Na cadeia hormonal, a serotonina cumpre outro importante papel.

Desta forma, cada sessão terapêutica é como verter água e hidratar plantas que estão secando: O tempo, que antes se demonstrava um opositor ao bem-estar do paciente com transtorno depressivo, passa a funcionar como um aliado ao seu Bem-Estar.

Saúde:

Mente, Corpo e Coração

postagem.png

Identificando, Conhecendo e Tratando as Emoções

Vamos falar sobre a Ansiedade? 

Se iniciamos refletindo, por exemplo, a respeito da Ansiedade como uma emoção muito relacionada a vivências no percurso do tempo, tal como um movimento do momento presente para o futuro, além de suas causas mais profundas relacionadas aos pontos de influência social e global na esfera individual e coletiva, somando aos desafios da vida cotidiana, constataremos que os desafios e preocupações em excesso com o futuro e situações de tensão e estresse refletem e criam a experiência da Ansiedade. 

  • Segundo estimativas da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão.

  • A Saúde Mental é um Direito Humano.

 Em certo nível, a ansiedade é considerada benéfica, como uma emoção que participa do nosso processo de aprendizagem.

 Mecanicamente falando, poderíamos   dizer que isto se inicia na esfera psicológica repercutindo e respondendo de forma direta em nosso Sistema Nervoso.

Como podemos tratar a Ansiedade através de prática - metodologia inteligente que possa ser aplicada no dia-a-dia de forma a minimizarmos a visão de um transtorno e ampliarmos a visão pedagógica: A Aprendizagem?

Vamos a um exemplo de prática pedagógica similar a uma Meditação:

1 - Diante do estado inicial de Ansiedade, que pode ser caracterizado por pensamentos excessivos e acelerados, preocupações excessivas com o futuro e com os afazeres, o que podemos praticar?

 Retornar gradualmente a Consciência para o momento Presente, onde se está situado fisicamente, o ambiente . 

2 - Retorne a Consciência para o seu corpo e para a sua respiração. Respire profundamente. 

3 - Caso seja possível, caminhe por algum período ao ar livre, de 5 a 15 minutos, prestando atenção à respiração e batimentos cardíacos, inalando e exalando calmamente.

4- Beba água

5- Sente-se ou deite-se confortavelmente,  desfazendo-se também de qualquer peso extra ou objeto, tal como aparelhos de celular, mochilas ou bolsas.

6- Relaxe seus músculos, dos pés a cabeça, desfaça-se da tensão - Faça dela o seu objeto de aprendizagem.

O Meio ambiente é o berço de nosso crescimento e relação.

Nosso corpo é o templo que possibilita essa descoberta que é a Vida, a relação. Logo, imagine que a natureza, o meio ambiente também possua um papel muito importante em nossas vidas.

A natureza possui um ritmo : O Sol nasce, surgindo o Dia e a Vida Ativa. O Sol se põe, a Lua surge e a noite expressa um aspecto passivo essencial para ao equilíbrio da Vida.

Assim, ao falarmos sobre Qualidade de Vida e Equilíbrio, mais direcionadamente à Saúde Emocional, não poderíamos deixar de recordar este princípio essencial, que está ligado à relação Corpo-Mente, Meio Ambiente, Equilíbrio, Ritmo e Repouso. 

Respeitar os nossos limites, prezar pelo momento Presente e abraçarmos os bons hábitos de vida e as atividades que verdadeiramente são saudáveis e nos fazem bem é o caminho para tratarmos e gerenciarmos a nossa Saúde Física e Mental.

 

ÁGUA- Você Sabia?

"A média de distribuição de água no país é distribuído da seguinte maneira: região Sudeste com 450 litros e região Nordeste com 210 litros. Esse valor já sofreu um acréscimo de 73,6% do volume distribuído. A ONU menciona o uso de 40 litros de água por dia no mínimo para que cada pessoa possa realizar sua higiene pessoal (tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos) e outras atividades como cozinhar. Um europeu consome cerca de 150 litros por dia, enquanto um indiano consome apenas 25 litros (BRASIL, s.d.)"

Em 2013, o consumo médio per capita era de 166,3 litros por dia no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades.

  • Outros dados revelam que uma família média consome cerca de 350 litros de água por dia no Canadá, 20 litros na África, 165 litros na Europa e 200 litros no Brasil;

  •  Aproximadamente 1,4 bilhão de litros de água são necessários para produzir um dia de papel para a imprensa mundial;

  •  9,4 mil litros de água são necessários para produzir quatro pneus de carro;

Fonte: Água, Esperança e Futuro" - Universidade da água, Ed. Loyola;

Os benefícios da ingestão de água mineral:

- Regulagem da temperatura corporal;

- Favorece a circulação sanguínea;

- Participa do bom funcionamento renal;

- Prevenção à cristalização de cálculos renais;

- Facilita a digestão;

- Reduz edemas por retenção de líquido;

- Auxilia na desintoxicação e emagrecimento;

Água e a relação Saúde - Sustentabilidade

1.jpg

As recomendações são de ingestão a partir de  2L/Dia.

A quantidade de água recomendada para cada pessoa não deve ser diluída em outros líquidos.

"De acordo com a OMS, uma pessoa vive confortavelmente com o consumo de 110 L de água por dia. 

Essa medida engloba o preparo de alimentos, a higiene e a saciedade da sede."

Qual é a dimensão da importância da água para a Vida no planeta?

Qual é a dimensão da relação entre o movimento da vida e a profunda relação com a água?

Seria possível medir estes fatores?

A água participa de nossas atividades essenciais em tudo o que nos garante uma boa saúde - desde a alimentação e hidratação- ingestão correta,higiene - física e ambiental - local e global, até a sua importância para o Meio Ambiente no seu contexto mais amplo, para o clima, a agricultura, a geração de energia, etc; Hoje, a participação da água para promover qualidade de vida é ainda mais alta, uma vez que temos as modalidades de atividades físicas e as áreas de promoção à Saúde e ao Bem-Estar (Natação, Hidroginástica, Hidroterapia), as quais englobam o próprio movimento físico na água, produzindo imenso diferencial na saúde das pessoas, de crianças a idosos. 

Logo, se a água transcende seu papel no que diz respeito ao uso para o humano, ambientalmente ela não poderia estar apartada , representando um movimento contínuo de renovação que possibilita o equilíbrio da Vida humana, animal, vegetal e mineral.

Logo, nossa relação com a água diz muito sobre a nossa Saúde!

O importante  é recordar que fomos feitos de tal forma que, ingerir água pura e hidratar-nos deveria ser algo tão natural quanto respirar. Uma vez que se reduz a ingestão de água e se opta por um maior consumo bebidas industrializadas visando a saciedade rápida da sede ou um maior "paladar", acabamos por condicionar os nossos sentidos a um certo hábito, que reproduzirá efeitos - não somente físicos, como até mesmo ambientais. Este hábito, a curto prazo, pode não produzir efeitos notáveis, porém, a longo prazo, isso pode se tornar muito evidente, seja no bem-estar, seja na própria saúde orgânica geral.

A água é insubstituível. Nenhuma outra bebida pode substituir o papel da água para  a nossa saúde.

água

"De acordo com o Instituto Trata Brasil (2012), a água abrange quase quatro quintos da superfície terrestre. Desse total, 97,0% referem-se aos mares e os 3% restantes às águas doces. Entre as águas doces, 2,7% são formadas por geleiras, vapor de água e lençóis existentes em grandes profundidades (mais de 800 metros), não sendo economicamente viável seu aproveitamento para o consumo humano. Em consequência, constata-se que somente 0,3% do volume total de água do planeta pode ser aproveitado para consumo, sendo 0,01% encontrada em fontes de superfície (rios e lagos) e o restante, ou seja, 0,29%, em fontes subterrâneas (poços e nascentes). A água subterrânea vem sendo acumulada no subsolo há séculos e somente uma pequena fração é acrescentada anualmente pelas chuvas ou retirada pelo homem. Em compensação, a água dos rios é renovada quase 31 vezes, anualmente. A precipitação média anual, na Terra, é de cerca de 860 milímetros. Entre 70% e 75% dessa precipitação voltam à atmosfera como evapotranspiração."

Fonte: http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/uploads/estudos/pesquisa16/manual-imprensa.pdf

Análise

 Novo Coronavírus 2019-nCOV(SARSCov2)

  Recordando as Medidas Preventivas

2.png
2.png

A Pandemia de Coronavírus traz consigo uma lição muito clara no que diz respeito à sua origem: Os impactos da relação do Homem com a Natureza em um mundo Globalizado. Tendo em vista a causa já previamente apontada por pesquisadores - a Zoonose, e unindo às evidências sobre o abate de animais na China, incluindo cães e gatos (o abate cruel e desprovido de estruturas, condições e explicações plausíveis para tais atos, o tráfego ilegal de animais silvestres, tal como o Pangolim (animal já em extinção) para a remoção de suas escamas evidencia os níveis agravantes destas ações: morcegos, insetos, tartarugas, entre outros seres retirados de seus habitats naturais, abatidos e explorados das mais diversas formas, em ambientes sem condições, cães engaiolados para abate junto a outros diversos (evidências apontadas por ativistas de Saúde Animal).

No auge da Pandemia, em 1 de Abril de 2020, o Governo da China emitiu um Comunicado divulgando a "remoção de cães e gatos da lista de animais considerados animais para consumo humano" - e estamos em pleno Século XXI. Dentro deste contexto, fica um grande ensinamento: Amor ao Animais.

É de se assustar que essas condições foram ignoradas por órgãos do mundo inteiro até um Colapso de infectividade desta magnitude ocorrer, repercutindo em toda a Esfera Global, como efeito e Urgência para um fim de tais práticas.

Donald Trump, nos EUA, aponta a origem como uma acidental ou arquitetada "manipulação laboratorial" e propõe investigações que revelem a origem do vírus, mesmo diante de tantas evidências: Relação homem-natureza.

Uma outra informação que pode ser relevante é que cães também podem ser acometidos por uma patologia do sistema gastrointestinal causada por um tipo de Coronavírus, patologia tratada há anos com Medicamentos Veterinários. Assim refleti:

"Pensando as condições, fica claro que os cãezinhos também podem ter se adoentado, além da possibilidade de terem contraído a doença no contato com outros animais silvestres engaiolados. Quem não nos garante que, neste cenário, não foram abatidos e ingeridos já adoentados/infectados por Coronavírus?"- O leque de possibilidades dentro desse contexto se torna extenso.

Por outro lado, na Natureza, os rios ficaram mais claros, animais marinhos ressurgiram, o ar está se recuperando e Casa se tornou símbolo de Resiliência e Paz - Conquista e resgate de valores.

 Em um mundo globalizado, as relações e os efeitos das decisões repercutem diretamente na vida individual e coletiva, afetando direta ou indiretamente toda a esfera biopsicossocial. 

Para os próximos dias, que possemos passar por tudo isto com clareza para o verdadeiro sentido e dimensão do Nosso aprendizado.

Resta apenas a certeza de que, somente as medidas Preventivas específicas e gerais realizadas de forma eficaz poderão reduzir os impactos ou possíveis maiores infectividades e avanço do vírus.

Observações Importantes

Os exercícios devem ser feitos ao menos 1 hora após as refeições (digestão completa).

Em caso de pessoas em tratamento de patologias específicas ou patologias das estruturas ósseas da coluna vertebral, há contra-indicações, evitando torções, esforços, inversões e possíveis efeitos adversos.

Gerenciando Saúde Mental e Psicofísica

A prática de yoga, quando realizada corretamente, traz os seguintes benefícios:

- Influencia os órgãos do corpo diretamente, como os músculos, articulações, ligamentos, vísceras, etc;

- Influencia o Sistema Nervoso Autônomo

- Reduz e trata os níveis de estresse e doenças psicossomáticas

- Auxilia no tônus muscular

- Melhora na Oxigenação e Circulação Sanguínea

- Fortalecimento do Sistema Imunológico

- Relaxamento Mental e Físico

- Liberação do Estresse

- Harmonização Geral Corpo-Mente-Emoções

C-IS Gerais 1

C-IS para as Posturas de Inversão 2

- No caso de dor e zumbido nos ouvidos; 2

- Debilidade nos capilares dos olhos; 2

- P.A acima de 150 ou abaixo de 100 mmHg; (Hipertensão ou Hipotensão) 1-2

- Anomalias Cardíacas ou debilidade do coração; 1--2

- Catarro nasal crônico; 2

- Prisão de ventre aguda; 2

- Palpitações quando em cabeça baixa; 2

- Dores de dente (Sem Tratamento); 1-2

- Traumatismo Craniano (ocorrido); 1-2

- Piorréia (Periodontite); 1-2

- Desvios em Vértebras Cervicais; 1-2

- Nevralgia Facial; 1-2

- AVC (ocorrido) 1-2

- Aneurismas 1-2

- Traumas 1-2

- Qualquer quadro patológico ou sintomatológico que necessite tratamento e atenção

- Crianças -  Absolutamente Contra-Indicado (riscos de lesão) 2

A prática de exercício físico é contra indicada em qualquer caso de lesão ou ferimento aberto, infecção ou gripe.

 SOLIDARIEDADE

             

3 Preceitos em Yoga para Recordar (Dharma)

Ahimsa (não ferir nenhuma forma de vida- com palavras ou ações)

Sathya (verdade)

Asteya (não roubar)

"Já a Meditação, não pode ser conhecida por nenhuma Receita ou Sistema - Apesar de existirem métodos introdutórios, Meditação implica em sensibilidade e encontro com a nossa Real e Verdadeira Natureza."

Separação incorreta do Lixo - Quando o plástico se mistura ao lixo orgânico (doméstico).
Imagem: 1. Lixo plástico e filtros de cigarro se misturam ao lixo orgânico, contaminando-o e constituindo uma barreira à Preservação Ambiental.
2. Alimentos Industrializados, "fáceis" e Ultraprocessados ou compostos por mútiplos aditivos químicos, Hábitos de Saúde, Efeitos a longo prazo;

Saúde Humana e Ambiental

A relação entre a Consciência Individual e a Preservação da Saúde e do Meio Ambiente:

Lixo, Consumo, Sustentabilidade e suas inter-relações com a Saúde Global.

Quando pensamos em Saúde, logo pensamos em equilíbrio, alimentação, bem-estar... Porém, também pensamos em Qualidade Vida.

Mas o que é Qualidade Vida?

Qualidade de Vida envolve uma sustentação de diferentes pilares que são essenciais para a preservação, manutenção e a própria existência do estado saudável de um indivíduo ou coletividade. Este estado de saúde envolve o seu bem-estar Físico,Mental,Social e até mesmo Espiritual - A sua Saúde Integral.

Para que uma Coletividade obtenha Qualidade de Vida e Saúde, é necessário que haja condição para um Meio Ambiente equilibrado, ecologicamente preservado, saudável e em perfeita harmonia - Ar, água e solo preservados, cuidados e livres de contaminações, uma vez que o primeiro combustível essencial à saúde dos seres vivos se inicia no próprio Oxigênio que inalam - Isto inclui Humanos, Animais e todas as formas de vida do Planeta.

Qual a relação entre o Consumo, lixo e Saúde?

Se pensarmos pela tríade de relacionamento Homem - Animais e Meio Ambiente, veremos que não há uma relação de Poder de um acima ou sobre o outro, mas de interdependência constante. Este é o primeiro fator a ser levado em conta.

A conscientização com a nossa própria saúde, a saúde da coletividade e a adoção de hábitos e condutas favoráveis a um Equilíbrio Socioeconômico e Ambiental envolve, primeiramente, a Conscientização a respeito dos impactos de nossas ações, a importância da educação que pensa nas futuras gerações e preza pelo Bem-Estar Universal.

Refletindo a Imagem

O descarte incorreto de lixo é um dos fatores mais agravantes da Sociedade em sua relação e consideração com a Saúde Global e com o Meio Ambiente.

De acordo com diversos estudos apontados por diferentes Organizações, com o atual nível de consumo global, seriam necessários  mais 4 Planetas Terra para suprir tão elevada demanda socioambiental, ficando evidente a atual repercussão negativa das relações entre Consumo e Demanda frente a uma carência de ações de Conscientização e Redução de impactos e danos ao Meio Ambiente e à Saúde Coletiva. Para que haja verdadeira mudança, logo, é fundamental a Conscientização do dever individual, junto a uma Educação e orientação voltada à preservação da Saúde e do Meio Ambiente, visando hábitos que reduzam os impactos negativos tanto à própria saúde pessoal quanto ao Meio Ambiente, que já clama e exclama por Atenção, Cuidado e Preservação.

Programas de Compostagem Orgânica são um dos exemplos que salvam o Planeta do mau gerenciamento de lixo orgânico e de lixo em geral nas grandes cidades. O processo de separação e manuseio deste tem o potencial de nutrir o solo e auxiliá-lo em sua Regeneração, em oposição a todas as outras formas de Poluição direta.

Deve-se ter consciência que os resíduos orgânicos não são iguais aos resíduos recicláveis ou a qualquer outra forma de resíduos. A Coleta Seletiva, a separação dos resíduos e o descarte correto de lixo compõem ações fundamentais e essenciais para a redução da Poluição em todas as outras etapas, além de fazerem parte de uma responsabilidade do indivíduo, das comunidades e da nossa sociedade em geral.

Quanto à Saúde, novamente fica claro que não podemos obter ambiente puro, livre de problemas e Qualidade de Vida com um solo contaminado, enchentes ocasionadas pela obstrução de bocas de lobo devido ao descarte acumulativo e incorreto de resíduos e de microlixo nas calçadas dos centros urbanos e em todos os locais, incluindo as praias e espaços ecológicos, unido a uma alta demanda de consumo e produção de lixo, contrariando a tríade de equilíbrio e o papel humano nestas relações. 

"Quando menos é mais"

Adotar melhores hábitos, tal como optar por suco de frutas natural ao invés dos industrializados, comprar produtos diretamente de pequenos produtores de sua região, utilizar temperos naturais e desidratados combinados com receitas naturais ao invés de temperos compostos por aditivos químicos diversos e glutamato monossódico, superar e compreender um hábito tal como o tabagismo (e, para este, descartar separadamente e corretamente os filtros de cigarro, que contém toxinas - evitando o descarte incorreto de filtros de cigarro no chão) - São exemplos de ações benéficas para a sua própria Saúde e para o Meio Ambiente.

Separar corretamente o lixo doméstico, não contaminando o lixo orgânico com quaisquer outros materiais, separar o lixo limpo e reciclável de forma organizada - São ações simples e são deveres que, além de facilitar o trabalho dos outros setores responsáveis pelo posterior Gerenciamento do Lixo, terão papel essencial e fundamental para a Preservação de nossa própria saúde e a do Meio Ambiente.

Segundo a ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Ambientais, apenas 1% do lixo Orgânico é reaproveitado no Brasil. 

''Esse resíduo tem potencial econômico para virar adubo, gás combustível e até mesmo energia. No entanto, apenas 1% do que é descartado é reaproveitado.''

"Como o lixo orgânico não é tratado, ele vai parar nos aterros sanitários. O problema é que a decomposição desse material gera gás metano, nocivo à atmosfera."

"Se os resíduos orgânicos descartados em um ano no Brasil fossem submetidos a processos de tratamento, as emissões reduzidas seriam o equivalente à retirada de sete milhões de automóveis das ruas".

(Fonte: http://www.assemae.org.br/noticias/item/4494-apenas-1-do-lixo-organico-e-reaproveitado-no-brasil)

2.jpg

Imagem: 1. Frutas da época coloridas e frescas.

Existe a necessidade de separação correta do lixo por todos, uma vez que este, só por existir, já representa um elemento extra e um objeto de preocupação na natureza quando se observa toda a extensão de problemáticas ambientais no Século XXI- O consumismo e a poluição, as desigualdades sociais, a contaminação do solo, das águas e do ar e as doenças "modernas", tal como a Obesidade, Doenças Cardiovasculares, Sedentarismo e Tabagismo.  Uma garrafa de bebida industrializada/gaseificada pode conter diversos Aditivos, tais como Adoçantes artificiais, Conservantes, Aromatizantes, Elementos acidificantes e Sequestrantes, enfim, são bebidas e alimentos que, por vezes, apesar de comercializados e aprovados por diferentes órgãos de controle de qualidade, não podem garantir valor vital e nutricional adequado e específico a pessoas em seus diferentes contextos de necessidades nutricionais e quadros de saúde.                         ->"Segundo pesquisadores da UNIFESP, o tempo de decomposição de uma garrafa PET é de no mínimo cem(100) anos." (Fonte da Pesquisa: www.pensamentoverde.com.br).

  • Quanto à segunda imagem, fica claro que, pensando em níveis de saúde ambiental e saúde humana, esta ganha quando comparada aos aditivos químicos, conservantes e embalagem plástica que acompanham as bebidas industrializadas - Frutas da época além de serem mais leves e saudáveis são orgânicas, oferecendo os menores níveis de impacto ambiental, acompanhando a natureza e suas estações. Em níveis socioambientais, a segunda também teria essencial participação na recuperação ambiental em um Mundo Globalizado e no equilíbrio socioeconômico, ao pensarmos na Agricultura familiar e nos Produtores Rurais - Grandes empresas e Transnacionais ocupam os territórios de diferentes países, porém, nem sempre oferecem a Valorização, Conservação do Meio Ambiente e Comprometimento com possíveis efeitos posteriores relacionados ao acúmulo de resíduos poluentes à natureza . Por outro lado, o ponto classificado como Positivo para estas empresas seria a geração de Emprego e Renda à população dos países subdesenvolvidos.

Caixote do lixo doméstico
Imagem: Mídia Wix.

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado anualmente no dia 17 de Maio, em diversos países do Mundo. Devemos, com isso, não somente nesta data - mas sempre - recordar os 3 Rs:

Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Além da separação e descarte correto do lixo, outra mudança necessária é o pedido às empresas que geram o produto e o resíduo para que o repensem - produzindo um Refil e embalagem ecológica e menor em substituição a novas embalagens plásticas - para frear a alta demanda por plástico no Meio Ambiente - demanda esta que requer trabalho e esforço de trabalhadores que  trabalham incessantemente e doam o seu tempo, energia e Vidas à reciclagem. 

" De acordo com o IBGE, 73% do lixo produzido no Brasil é destinado a aterros sanitários. Essa condição ocorre devido ao fato dos aterros sanitários serem mais baratos, carecendo o país de ações e programas eficientes de Reciclagem"

(Fonte da Informação: www.dinamicaambiental.com.brPublicação: 2017).

Consumo e Alimentos Industrializados x Saúde e Sustentabilidade Socioeconômica e Socioambiental

Análise sob um olhar de União entre a Preservação Ecológica (Biodiversidade) e os hábitos de Saúde e Alimentação.

2.jpg

Substituição de Sacolas Plásticas por Sacolas Artesanais Ecológicas:

Uma solução para a excessiva demanda por Plástico nas grandes cidades.

Permite dobradura e é compacta e leve para deixar na bolsa e utilizar em compras nos mercados.

Não machuca e nem corta os dedos ou braços, o tecido permite maior conforto no transporte e pode ser higienizado periodicamente em casa para reutilização.

1.jpg

Reflexos do Lixo Urbano : Resíduos jogados em calçadas e áreas próximas a bocas de lobo. 

           Audio

Meio Ambiente & Saúde:

Ar Puro, Respiração e Vitalidade

00:00 / 00:13
00:00 / 01:29
00:00 / 01:04

O Vegetarianismo nos ensina a Consciência do cuidado com a saúde em ressonância com a vida do Planeta e o Meio Ambiente.

Um exemplo de suco natural, funcional e potente vitalizante e desintoxicante são os sucos enriquecidos com Chlorella, um suplemento em pó composto por microalgas rico em Clorofila. A combinação com os sucos verdes de Maçã e Couve; Couve e Limão (com ou sem gengibre); Kiwi e Couve - São exemplos de sucos que junto à Chlorella trazem grandes benefícios,auxiliando a nossa saúde.

Para sobremesas leves, temos também o exemplo do Agar Agar, composto por algas marinhas, formando uma substância gelatinosa vegetal rica em magnésio, potássio, ferro e cálcio.

Essa é uma dica vinculada à Saúde e Bem-Estar e à Naturopatia.

Para uma melhor instrução e prescrição dietética Vegetariana específica, consulte um(a) Nutricionista.

Suco Verde

Alimentação Natural

    & a Diversidade

Ayurveda :  Doshas e Gunas

Atributos 

Gunas:

Estados sutis da Matéria

Mente e matéria estão interligados. As características mentais envolvem dimensões e estados existentes na Natureza. Do mais denso ao mais sutil, encontramos estados e níveis de Energia.

Descrições e Características dos gunas:

1) Sattva - O estado de equilibro, saúde, ressonância com Deus, Paz, bem-estar.

2) Rajas - Presença de agressividade e impulsividade típicos do elemento fogo - extroversão. Implica em esforço para ação.

3) Tamas - Estado de inércia, ignorância - o estado mental prejudicial.

Os gunas operam em simultaneidade com o temperamento humano em relação a planos mais sutis, que envolvem a Mente e o Plano Astral.

Doshas

Onde há matéria, há energia. Onde há energia, há movimento. O universo manifesto é composto por 5 elementos sutis, criadores e presentes em todos os objetos, organismos vivos, em toda a natureza, na Terra e em todos os planetas.

Vikruti - Desequilíbrio

1) Vatta - Representa o movimento e o elemento Ar e possui natureza fria, leve e seca. Governa a respiração, a criatividade, a habilidade da rapidez. Por outro lado, em desequilíbrio, ocorre ansiedade, falta de memória e concentração, dificuldade de estabilidade, dispersão, agitação.

Alimentos como alface, alimentos frios e alimentação irregular pode prejudicar o equilíbrio de Vayu, desequilibrando Vatta.

2) Pitta - Representa um dosha de predominância do elemento fogo.

Se caracteriza por expansão, atividade, força. Por outro lado, seu desequilíbrio pode provocar estados emocionais negativos e irritabilidade.

Os alimentos picantes representariam, então, a natureza deste Dosha.

3) Kapha - De característica lenta(calma), estável, pesado (denso), oleoso.

Representa a predominância dos elementos terra e água.

Alimentos gordurosos estimulariam as características de Kapha no organismo, influenciando certos atributos e funcionamento mental.

Dunas de areia
Fogueira
Moinhos de vento
Mountians frias

Laboratório em Casa

Receitas de Bem-Estar e Beleza com produtos caseiros e naturais

A elaboração foi feita através de pesquisas associadas à união de Conhecimentos Naturopáticos.

Conceitos e Receita

  • Reduzir, Reutilizar e Reciclar 1

  • Acessibilidade e Criatividade 2

  • Ciência e Sustentabilidade 3

  • Ecologia e Cuidados com a Saúde 4

1.jpg

Máscara de Hidratação Capilar Caseira e Natural 

Livre de Conservantes, Parabenos, Petrolatos, Sequestrantes e outros químicos

Durabilidade para diversas aplicações

Ingredientes:

- 1 col/sopa Creme de Hidratação Capilar Neutro - Sem Parabenos

- Óleo essencial de Tomilho (antibactericida e antisséptico) Lavanda ou Outro;

- Óleo de semente de uva  5 gotas

Opcional: 1 col de sopa de babosa;

Aplicar nos cabelos pré-higienizados e umedecidos com água da raíz às pontas;

Deixar agir por 2-3 horas.

            Abordagem sobre 

Saúde Intestinal e Alimentação 

Ingredientes naturais

No Brasil, mais da metade da população, 55,7% tem excesso de peso. Um aumento de 30,8% quando comparado com percentual de 42,6% no ano de 2006. O aumento da prevalência foi maior entre as faixas etárias de 18 a 24 anos, com 55,7%. Quando verificado o sexo, os homens apresentam crescimento de 21,7% e as mulheres 40%.

Na contramão do aumento dos percentuais de obesidade e excesso de peso, o consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 15,5% entre 2008 e 2018, passando de 20% para 23,1%. A prática de atividade física no tempo livre também aumentou 25,7% (2009 a 2018), assim como o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 53,4% (de 2007 a 2018), entre os adultos das capitais. Também ao informar que receberam o diagnóstico médico de diabetes (40%), entre 2006 e 2018, os entrevistados demonstraram ter maior conhecimento sobre sua saúde, o que os motivaram a buscar os serviços de saúde, na Atenção Primária, receber o diagnóstico e iniciar o tratamento.

"Nós temos um aumento maior da obesidade em decorrência do consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, de alto teor de gordura e açúcar. Então, o incentivo ao consumo de hortaliça entre as crianças e os adultos é fundamental. Está acontecendo uma mudança de comportamento, de paradigma importante no Brasil. E também, compete a nós, a gestão, ampliarmos o incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis e também promover a economia local, com o consumo de hortaliças.  Quanto mais próximo de casa eu compro o alimento, mais saudável ele é, e mais fresco eu vou consumi-lo", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

Fonte: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45612-brasileiros-atingem-maior-indice-de-obesidade-nos-ultimos-treze-anos#:~:text=%20Brasileiros%20atingem%20maior%20%C3%ADndice%20de%20obesidade%20nos,DIABETES.%20O%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde%20tem...%20More%20

Em nossa saúde física, fica claro que a alimentação está com ela intimamente relacionada . Ao optarmos por uma alimentação natural e rica em fibras, estamos auxiliando o nosso organismo tanto energeticamente quanto nutritivamente. 

Os alimentos industrializados e ultraprocessados ricos em açúcar associados a uma dieta carente de nutrientes dificultam o bom funcionamento intestinal e o bom funcionamento do Sistema Linfático - que necessita filtrar as impurezas e produtos metabólicos para que o corpo elimine-as através da excreção e transpiração.

O sedentarismo e a incidência de obesidade e outras patologias cardiovasculares poderiam estar associadas ao excesso de alimentos ricos em açúcar - somando à possibilidade de uma redução do bom funcionamento intestinal devido às qualidades nutricionais dos alimentos e o estresse .

Além de ser fundamental compreendermos o alimento é também importante pensarmos a procedência destes. Podemos trazer sustentabilidade em beneficio do Planeta e do Meio Ambiente ao optarmos por uma dieta natural, comprando produtos frescos com produtores locais de nossa cidade.

        Florais 

Utilização, Explicações, Finalidades Terapêuticas, Visão Holística