Healing Hands.wmvLlewellyn
00:00 / 06:09

O que é Naturopatia? 

As Terapias Integrativas e Complementares (entre elas a Naturopatia) englobam um conjunto de técnicas utilizadas de forma a impulsionar a saúde do indivíduo e preservá-la. O terapeuta Holístico  atua na promoção do Bem-Estar através de métodos terapêuticos não-invasivos, visando a promoção da Qualidade de Vida e a redução dos fatores somáticos do estresse e seus efeitos no corpo e na saúde humana.

Abordagem sobre Depressão:

Atualidade

Pode-se dizer que a Depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais complexos que o ser humano pode enfrentar em algum momento da Vida.

Situações traumáticas, medos e preocupações excessivas, ambientes desgastantes, afastamento da natureza, excesso de responsabilidades, desemprego; enfim, muitas podem ser as causas para o surgimento da Depressão na atualidade como um transtorno de duração indefinida, uma reação psicossomática que requer acompanhamento e tratamento integral, diferentemente da emoção da tristeza ( um evento ou notícia que causa tristeza, estando o consciente sob comando da assimilação emocional), sendo esta passageira.

Cada pessoa possui uma história de vida e diferentes experiências vividas ao longo dela, sendo necessário o acompanhamento e escuta de um bom profissional / (Psicológo/ Psicoterapeuta) para detectar todos os aspectos de como este transtorno se apresenta ao paciente.

Dentre os efeitos da depressão, podemos citar a falta de energia e estímulo constantes e prolongados para ação, cansaço, emagrecimento excessivo ou obesidade, angústia, isolamento social, dores de cabeça, choro constante sem motivo ou causa definidos, apatia e sedentarismo.

Qual o papel da terapia integrativa/alternativa e corporal dedicada ao paciente com transtorno depressivo?

A reconexão com o corpo se revela uma boa saída para os problemas de causa mental. Isto porque corpo e mente estão sempre interligados.

Existe um grande potencial na atividade leve, que venha a atuar no alívio das condições somáticas, no que diz respeito ao tratamento da depressão e de transtornos de ansiedade.  

Então pensamos da seguinte maneira: No período em que a mente repousa, o corpo reabilita-se do estresse com maior facilidade. Grande parte do equilíbrio neural-nervoso do ser humano se deve ao bom sono e repouso, estando este em equilíbrio com os períodos de atividade ao longo do dia.

A massagem alivia e trata as tensões e o estresse, ajudando a dissolver a rigidez e as tensões, contribuindo no relaxamento e alongamento muscular e produzindo um efeito benéfico de tratamento.

A ativação da circulação auxilia na oxigenação celular, cumprindo importante papel na melhora da disposição geral da pessoa.

Na cadeia hormonal, a serotonina cumpre outro importante papel.

Desta forma, cada sessão terapêutica é como verter água e hidratar plantas que estão secando: O tempo, que antes se demonstrava um opositor ao bem-estar do paciente com transtorno depressivo, passa a funcionar como um aliado ao seu Bem-Estar.

Construindo Saúde:

Hábitos e Qualidade de Vida

Afinal, o que é exatamente ''hábito'' e qual a sua importância no contexto de longevidade e cuidado com a saúde?

Podemos definir hábito um padrão de ação/comportamento feito de forma constante por longo tempo. 

Qual o valor dos bons hábitos na qualidade de Vida e como funciona a construção de hábitos equilibrados no dia-a-dia visando o tratamento e cuidado com a Saúde? 

São diversos pontos importantes de relevância, que podem se resumir em 3 Principais: Alimentação, Exercício Físico e Repouso.     

Alimentação Balanceada, com alimentos da estação, como grãos, cereais, vegetais, raízes e frutas, nos horários corretos (Café da Manhã - Almoço - Janta) é essencial para que se obtenha uma Nutrição eficaz e ao mesmo tempo leve para a Digestão (Evitar excessos e apostar na diversidade e no Colorido é uma boa dica para se trazer Nutrição e Bem-Estar à mesa diariamente). Tendo em vista que, certos alimentos podem participar do tratamento e prevenção de doenças, patologias ou desequilíbrios (alimentos com propriedades anti-inflamatórias, ricos em Vitaminas, ricos em fibras e antioxidantes), a alimentação cumpre um papel relevante quase Total no que diz respeito aos hábitos e construção da Saúde no dia-a-dia. 

Exercícios Físicos

 

Por que o exercício físico é tão importante para nossa Saúde?  Através do Exercício Físico, fazemos uma importante manutenção do centro de nossas funções: O Sistema Nervoso.

A prática de exercício físico não é fundamental somente devido à estética corporal e o controle de peso (Uma consequência da prática), mas, cumpre a função principal do Movimento , Alongamento, Fortalecimento Muscular e Cardiorespiratório, Ativadora da Circulação Sanguínea e da Oxigenação e eliminação de toxinas através da transpiração. Sendo assim,  a prática de atividade física regular é uma geradora de Bem-Estar. Trata os níveis de estresse, evita o sedentarismo e a depressão,  fortalecendo vitalmente o indivíduo e suas próprias capacidades de Equilíbrio e saúde, tanto física como psicologicamente.

Direcionar o estresse para a atividade física moderada leve pode ser uma das mais importantes formas de evitar transtornos somáticos como ansiedade e depressão. Respeitar o nosso Relógio Biológico é a palavra de ordem para quem busca uma vida mais equilibrada e Saudável. Respeitar o relógio biológico e compreendê-lo, inclusive, pode ser um ''Mapa Guia''.

A Dor como um Alerta

Além do acompanhamento Médico ser essencial para o tratamento e investigação de qualquer sintoma de Dor, a Atividade Física de qualquer nível pode ser prejudicial ao invés de benéfica em determinados casos.

O educador físico também cumpre um papel fundamental na execução correta dos movimentos nas atividades físicas, evitando lesões futuras ao atleta e ao cidadão comum praticante de atividade física.

Não ignore os sinais de seu Corpo e busque sempre a Orientação e o repouso correto para qualquer sinal de dor.

Repouso

O sono pode ser comparado a um reparador de danos em um computador. Além disso, o sono e repouso são essenciais para a boa disposição e reposição energética. Músculos e nervos bem descansados e relaxados, o silêncio e o abandono das preocupações: estes são apenas alguns dos componentes que tornam o repouso algo tão importante. 

Se a Mente humana fosse comparada a um computador, decodificando, traduzindo e transmitindo informações, assimilando e respondendo, juntamente ao Sistema Nervoso, certamente para a máquina não esquentar além de sua capacidade e se danificar,  o momento de resfriamento e desligamento, evitando o sobrecarregamento de informações seria essencial para seu bom funcionamento. Assim também, o sono para o Ser Humano.

Durante o sono, o cérebro assimila toda a aprendizagem obtida durante o dia, esvaziando o estresse da atividade constante e reabastecendo-nos energeticamente pelo repouso da atividade sensorial, motora e funcional. 

É certo que após determinado tempo de atividade, chegamos ao limite de nossa capacidade: um sinal nos é dado claramente e é neste momento que devemos sentar, relaxar, respirar, hidratar e respeitar os nossos próprios limites. Se prosseguimos, é como ignorarmos um assistente de Comunicação Mestre que evita muitos problemas futuros no ''Sistema de Funcionamento Geral'', usando o exemplo da Máquina.

O estresse somático e o relógio biológico desregulado se apresentam também com Insônia e sono perturbado, excessivas preocupações que se estendem até a hora de dormir, falta de concentração, ansiedade, entre outros sintomas associados que prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar. 

(AP Naturopatia - Jul/ 2019).

 

Saúde:

Mente, Corpo e Coração

postagem.png

Identificando, Conhecendo e Tratando as Emoções

Vamos falar sobre a Ansiedade? 

Se iniciamos refletindo, por exemplo, a respeito da Ansiedade como uma emoção muito relacionada a vivências no percurso do tempo, tal como um movimento do momento presente para o futuro, além de suas causas mais profundas relacionadas aos pontos de influência social e global na esfera individual e coletiva, somando aos desafios da vida cotidiana, constataremos que os desafios e preocupações em excesso com o futuro e situações de tensão e estresse refletem e criam a experiência da Ansiedade. 

  • Segundo estimativas da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão.

  • A Saúde Mental é um Direito Humano.

 Em certo nível, a ansiedade é considerada benéfica, como uma emoção que participa do nosso processo de aprendizagem.

 Mecanicamente falando, poderíamos   dizer que isto se inicia na esfera psicológica repercutindo e respondendo de forma direta em nosso Sistema Nervoso.

Como podemos tratar a Ansiedade através de prática - metodologia inteligente que possa ser aplicada no dia-a-dia de forma a minimizarmos a visão de um transtorno e ampliarmos a visão pedagógica: A Aprendizagem?

Vamos a um exemplo de prática pedagógica similar a uma Meditação:

1 - Diante do estado inicial de Ansiedade, que pode ser caracterizado por pensamentos excessivos e acelerados, preocupações excessivas com o futuro e com os afazeres, o que podemos praticar?

 Retornar gradualmente a Consciência para o momento Presente, onde se está situado fisicamente, o ambiente . 

2 - Retorne a Consciência para o seu corpo e para a sua respiração. Respire profundamente. 

3 - Caso seja possível, caminhe por algum período ao ar livre, de 5 a 15 minutos, prestando atenção à respiração e batimentos cardíacos, inalando e exalando calmamente.

4- Beba água

5- Sente-se ou deite-se confortavelmente,  desfazendo-se também de qualquer peso extra ou objeto, tal como aparelhos de celular, mochilas ou bolsas.

6- Relaxe seus músculos, dos pés a cabeça, desfaça-se da tensão - Faça dela o seu objeto de aprendizagem.

O Meio ambiente é o berço de nosso crescimento e relação.

Nosso corpo é o templo que possibilita essa descoberta que é a Vida, a relação. Logo, imagine que a natureza, o meio ambiente também possua um papel muito importante em nossas vidas.

A natureza possui um ritmo : O Sol nasce, surgindo o Dia e a Vida Ativa. O Sol se põe, a Lua surge e a noite expressa um aspecto passivo essencial para ao equilíbrio da Vida.

Assim, ao falarmos sobre Qualidade de Vida e Equilíbrio, mais direcionadamente à Saúde Emocional, não poderíamos deixar de recordar este princípio essencial, que está ligado à relação Corpo-Mente, Meio Ambiente, Equilíbrio, Ritmo e Repouso. 

Respeitar os nossos limites, prezar pelo momento Presente e abraçarmos os bons hábitos de vida e as atividades que verdadeiramente são saudáveis e nos fazem bem é o caminho para tratarmos e gerenciarmos a nossa Saúde Física e Mental.

Os benefícios da ingestão de água mineral:

- Regulagem da temperatura corporal;

- Favorece a circulação sanguínea;

- Participa do bom funcionamento renal;

- Prevenção à cristalização de cálculos renais;

- Facilita a digestão;

- Reduz edemas por retenção de líquido;

- Auxilia na desintoxicação e emagrecimento;

Água e a relação Saúde - Sustentabilidade

1.jpg

As recomendações são de ingestão a partir de  2L/Dia.

A quantidade de água recomendada para cada pessoa não deve ser diluída em outros líquidos.

"De acordo com a OMS, uma pessoa vive confortavelmente com o consumo de 110 L de água por dia. 

Essa medida engloba o preparo de alimentos, a higiene e a saciedade da sede."

 

ÁGUA- Você Sabia?

"A média de distribuição de água no país é distribuído da seguinte maneira: região Sudeste com 450 litros e região Nordeste com 210 litros. Esse valor já sofreu um acréscimo de 73,6% do volume distribuído. A ONU menciona o uso de 40 litros de água por dia no mínimo para que cada pessoa possa realizar sua higiene pessoal (tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos) e outras atividades como cozinhar. Um europeu consome cerca de 150 litros por dia, enquanto um indiano consome apenas 25 litros (BRASIL, s.d.)"

Em 2013, o consumo médio per capita era de 166,3 litros por dia no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades.

  • Outros dados revelam que uma família média consome cerca de 350 litros de água por dia no Canadá, 20 litros na África, 165 litros na Europa e 200 litros no Brasil;

  •  Aproximadamente 1,4 bilhão de litros de água são necessários para produzir um dia de papel para a imprensa mundial;

  •  9,4 mil litros de água são necessários para produzir quatro pneus de carro;

Fonte: Água, Esperança e Futuro" - Universidade da água, Ed. Loyola;

Qual é a dimensão da importância da água para a Vida no planeta?

Qual é a dimensão da relação entre o movimento da vida e a profunda relação com a água?

Seria possível medir estes fatores?

A água participa de nossas atividades essenciais em tudo o que nos garante uma boa saúde - desde a alimentação e hidratação- ingestão correta,higiene - física e ambiental - local e global, até a sua importância para o Meio Ambiente no seu contexto mais amplo, para o clima, a agricultura, a geração de energia, etc; Hoje, a participação da água para promover qualidade de vida é ainda mais alta, uma vez que temos as modalidades de atividades físicas e as áreas de promoção à Saúde e ao Bem-Estar (Natação, Hidroginástica, Hidroterapia), as quais englobam o próprio movimento físico na água, produzindo imenso diferencial na saúde das pessoas, de crianças a idosos. 

Logo, se a água transcende seu papel no que diz respeito ao uso para o humano, ambientalmente ela não poderia estar apartada , representando um movimento contínuo de renovação que possibilita o equilíbrio da Vida humana, animal, vegetal e mineral.

Logo, nossa relação com a água diz muito sobre a nossa Saúde!

O importante  é recordar que fomos feitos de tal forma que, ingerir água pura e hidratar-nos deveria ser algo tão natural quanto respirar. Uma vez que se reduz a ingestão de água e se opta por um maior consumo bebidas industrializadas visando a saciedade rápida da sede ou um maior "paladar", acabamos por condicionar os nossos sentidos a um certo hábito, que reproduzirá efeitos - não somente físicos, como até mesmo ambientais. Este hábito, a curto prazo, pode não produzir efeitos notáveis, porém, a longo prazo, isso pode se tornar muito evidente, seja no bem-estar, seja na própria saúde orgânica geral.

A água é insubstituível. Nenhuma outra bebida pode substituir o papel da água para  a nossa saúde.

água

"De acordo com o Instituto Trata Brasil (2012), a água abrange quase quatro quintos da superfície terrestre. Desse total, 97,0% referem-se aos mares e os 3% restantes às águas doces. Entre as águas doces, 2,7% são formadas por geleiras, vapor de água e lençóis existentes em grandes profundidades (mais de 800 metros), não sendo economicamente viável seu aproveitamento para o consumo humano. Em consequência, constata-se que somente 0,3% do volume total de água do planeta pode ser aproveitado para consumo, sendo 0,01% encontrada em fontes de superfície (rios e lagos) e o restante, ou seja, 0,29%, em fontes subterrâneas (poços e nascentes). A água subterrânea vem sendo acumulada no subsolo há séculos e somente uma pequena fração é acrescentada anualmente pelas chuvas ou retirada pelo homem. Em compensação, a água dos rios é renovada quase 31 vezes, anualmente. A precipitação média anual, na Terra, é de cerca de 860 milímetros. Entre 70% e 75% dessa precipitação voltam à atmosfera como evapotranspiração."

Fonte: http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/uploads/estudos/pesquisa16/manual-imprensa.pdf

Análise

 Novo Coronavírus 2019-nCOV(SARSCov2)

  Recordando as Medidas Preventivas

2.png
2.png

A Pandemia de Coronavírus traz consigo uma lição muito clara no que diz respeito à sua origem: Os impactos da relação do Homem com a Natureza em um mundo Globalizado. Tendo em vista a causa já previamente apontada por pesquisadores - a Zoonose, e unindo às evidências sobre o abate de animais na China, incluindo cães e gatos (o abate cruel e desprovido de estruturas, condições e explicações plausíveis para tais atos, o tráfego ilegal de animais silvestres, tal como o Pangolim (animal já em extinção) para a remoção de suas escamas evidencia os níveis agravantes destas ações: morcegos, insetos, tartarugas, entre outros seres retirados de seus habitats naturais, abatidos e explorados das mais diversas formas, em ambientes sem condições, cães engaiolados para abate junto a outros diversos (evidências apontadas por ativistas de Saúde Animal).

No auge da Pandemia, em 1 de Abril de 2020, o Governo da China emitiu um Comunicado divulgando a "remoção de cães e gatos da lista de animais considerados animais para consumo humano" - e estamos em pleno Século XXI. Dentro deste contexto, fica um grande ensinamento: Amor ao Animais.

É de se assustar que essas condições foram ignoradas por órgãos do mundo inteiro até um Colapso de infectividade desta magnitude ocorrer, repercutindo em toda a Esfera Global, como efeito e Urgência para um fim de tais práticas.

Donald Trump, nos EUA, aponta a origem como uma acidental ou arquitetada "manipulação laboratorial" e propõe investigações que revelem a origem do vírus, mesmo diante de tantas evidências: Relação homem-natureza.

Uma outra informação que pode ser relevante é que cães também podem ser acometidos por uma patologia do sistema gastrointestinal causada por um tipo de Coronavírus, patologia tratada há anos com Medicamentos Veterinários. Assim refleti:

"Pensando as condições, fica claro que os cãezinhos também podem ter se adoentado, além da possibilidade de terem contraído a doença no contato com outros animais silvestres engaiolados. Quem não nos garante que, neste cenário, não foram abatidos e ingeridos já adoentados/infectados por Coronavírus?"- O leque de possibilidades dentro desse contexto se torna extenso.

Por outro lado, na Natureza, os rios ficaram mais claros, animais marinhos ressurgiram, o ar está se recuperando e Casa se tornou símbolo de Resiliência e Paz - Conquista e resgate de valores.

 Em um mundo globalizado, as relações e os efeitos das decisões repercutem diretamente na vida individual e coletiva, afetando direta ou indiretamente toda a esfera biopsicossocial. 

Para os próximos dias, que possemos passar por tudo isto com clareza para o verdadeiro sentido e dimensão do Nosso aprendizado.

Resta apenas a certeza de que, somente as medidas Preventivas específicas e gerais realizadas de forma eficaz poderão reduzir os impactos ou possíveis maiores infectividades e avanço do vírus.

Observações Importantes

Os exercícios devem ser feitos ao menos 1 hora após as refeições (digestão completa).

Em caso de pessoas em tratamento de patologias específicas ou patologias das estruturas ósseas da coluna vertebral, há contra-indicações, evitando torções, esforços, inversões e possíveis efeitos adversos.

Gerenciando Saúde Mental e Psicofísica

A prática de yoga, quando realizada corretamente, traz os seguintes benefícios:

- Influencia os órgãos do corpo diretamente, como os músculos, articulações, ligamentos, vísceras, etc;

- Influencia o Sistema Nervoso Autônomo

- Reduz e trata os níveis de estresse e doenças psicossomáticas

- Auxilia no tônus muscular

- Melhora na Oxigenação e Circulação Sanguínea

- Fortalecimento do Sistema Imunológico

- Relaxamento Mental e Físico

- Liberação do Estresse

- Harmonização Geral Corpo-Mente-Emoções

C-IS Gerais 1

C-IS para as Posturas de Inversão 2

- No caso de dor e zumbido nos ouvidos; 2

- Debilidade nos capilares dos olhos; 2

- P.A acima de 150 ou abaixo de 100 mmHg; (Hipertensão ou Hipotensão) 1-2

- Anomalias Cardíacas ou debilidade do coração; 1--2

- Catarro nasal crônico; 2

- Prisão de ventre aguda; 2

- Palpitações quando em cabeça baixa; 2

- Dores de dente (Sem Tratamento); 1-2

- Traumatismo Craniano (ocorrido); 1-2

- Piorréia (Periodontite); 1-2

- Desvios em Vértebras Cervicais; 1-2

- Nevralgia Facial; 1-2

- AVC (ocorrido) 1-2

- Aneurismas 1-2

- Traumas 1-2

- Qualquer quadro patológico ou sintomatológico que necessite tratamento e atenção

- Crianças -  Absolutamente Contra-Indicado (riscos de lesão) 2

A prática de exercício físico é contra indicada em qualquer caso de lesão ou ferimento aberto, infecção ou gripe.

 SOLIDARIEDADE

             

3 Preceitos em Yoga para Recordar (Dharma)

Ahimsa (não ferir nenhuma forma de vida- com palavras ou ações)

Sathya (verdade)

Asteya (não roubar)

"Já a Meditação, não pode ser conhecida por nenhuma Receita ou Sistema - Apesar de existirem métodos introdutórios, Meditação implica em sensibilidade e encontro com a nossa Real e Verdadeira Natureza."

Separação incorreta do Lixo - Quando o plástico se mistura ao lixo orgânico (doméstico).
Imagem: 1. Lixo plástico e filtros de cigarro se misturam ao lixo orgânico, contaminando-o e constituindo uma barreira à Preservação Ambiental.
2. Alimentos Industrializados, "fáceis" e Ultraprocessados ou compostos por mútiplos aditivos químicos, Hábitos de Saúde, Efeitos a longo prazo;

Saúde Humana e Ambiental

A relação entre a Consciência Individual e a Preservação da Saúde e do Meio Ambiente:

Lixo, Consumo, Sustentabilidade e suas inter-relações com a Saúde Global.

Quando pensamos em Saúde, logo pensamos em equilíbrio, alimentação, bem-estar... Porém, também pensamos em Qualidade Vida.

Mas o que é Qualidade Vida?

Qualidade de Vida envolve uma sustentação de diferentes pilares que são essenciais para a preservação, manutenção e a própria existência do estado saudável de um indivíduo ou coletividade. Este estado de saúde envolve o seu bem-estar Físico,Mental,Social e até mesmo Espiritual - A sua Saúde Integral.

Para que uma Coletividade obtenha Qualidade de Vida e Saúde, é necessário que haja condição para um Meio Ambiente equilibrado, ecologicamente preservado, saudável e em perfeita harmonia - Ar, água e solo preservados, cuidados e livres de contaminações, uma vez que o primeiro combustível essencial à saúde dos seres vivos se inicia no próprio Oxigênio que inalam - Isto inclui Humanos, Animais e todas as formas de vida do Planeta.

Qual a relação entre o Consumo, lixo e Saúde?

Se pensarmos pela tríade de relacionamento Homem - Animais e Meio Ambiente, veremos que não há uma relação de Poder de um acima ou sobre o outro, mas de interdependência constante. Este é o primeiro fator a ser levado em conta.

A conscientização com a nossa própria saúde, a saúde da coletividade e a adoção de hábitos e condutas favoráveis a um Equilíbrio Socioeconômico e Ambiental envolve, primeiramente, a Conscientização a respeito dos impactos de nossas ações, a importância da educação que pensa nas futuras gerações e preza pelo Bem-Estar Universal.

Refletindo a Imagem

O descarte incorreto de lixo é um dos fatores mais agravantes da Sociedade em sua relação e consideração com a Saúde Global e com o Meio Ambiente.

De acordo com diversos estudos apontados por diferentes Organizações, com o atual nível de consumo global, seriam necessários  mais 4 Planetas Terra para suprir tão elevada demanda socioambiental, ficando evidente a atual repercussão negativa das relações entre Consumo e Demanda frente a uma carência de ações de Conscientização e Redução de impactos e danos ao Meio Ambiente e à Saúde Coletiva. Para que haja verdadeira mudança, logo, é fundamental a Conscientização do dever individual, junto a uma Educação e orientação voltada à preservação da Saúde e do Meio Ambiente, visando hábitos que reduzam os impactos negativos tanto à própria saúde pessoal quanto ao Meio Ambiente, que já clama e exclama por Atenção, Cuidado e Preservação.

Programas de Compostagem Orgânica são um dos exemplos que salvam o Planeta do mau gerenciamento de lixo orgânico e de lixo em geral nas grandes cidades. O processo de separação e manuseio deste tem o potencial de nutrir o solo e auxiliá-lo em sua Regeneração, em oposição a todas as outras formas de Poluição direta.

Deve-se ter consciência que os resíduos orgânicos não são iguais aos resíduos recicláveis ou a qualquer outra forma de resíduos. A Coleta Seletiva, a separação dos resíduos e o descarte correto de lixo compõem ações fundamentais e essenciais para a redução da Poluição em todas as outras etapas, além de fazerem parte de uma responsabilidade do indivíduo, das comunidades e da nossa sociedade em geral.

Quanto à Saúde, novamente fica claro que não podemos obter ambiente puro, livre de problemas e Qualidade de Vida com um solo contaminado, enchentes ocasionadas pela obstrução de bocas de lobo devido ao descarte acumulativo e incorreto de resíduos e de microlixo nas calçadas dos centros urbanos e em todos os locais, incluindo as praias e espaços ecológicos, unido a uma alta demanda de consumo e produção de lixo, contrariando a tríade de equilíbrio e o papel humano nestas relações. 

"Quando menos é mais"

Adotar melhores hábitos, tal como optar por suco de frutas natural ao invés dos industrializados, comprar produtos diretamente de pequenos produtores de sua região, utilizar temperos naturais e desidratados combinados com receitas naturais ao invés de temperos compostos por aditivos químicos diversos e glutamato monossódico, superar e compreender um hábito tal como o tabagismo (e, para este, descartar separadamente e corretamente os filtros de cigarro, que contém toxinas - evitando o descarte incorreto de filtros de cigarro no chão) - São exemplos de ações benéficas para a sua própria Saúde e para o Meio Ambiente.

Separar corretamente o lixo doméstico, não contaminando o lixo orgânico com quaisquer outros materiais, separar o lixo limpo e reciclável de forma organizada - São ações simples e são deveres que, além de facilitar o trabalho dos outros setores responsáveis pelo posterior Gerenciamento do Lixo, terão papel essencial e fundamental para a Preservação de nossa própria saúde e a do Meio Ambiente.

Segundo a ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Ambientais, apenas 1% do lixo Orgânico é reaproveitado no Brasil. 

''Esse resíduo tem potencial econômico para virar adubo, gás combustível e até mesmo energia. No entanto, apenas 1% do que é descartado é reaproveitado.''

"Como o lixo orgânico não é tratado, ele vai parar nos aterros sanitários. O problema é que a decomposição desse material gera gás metano, nocivo à atmosfera."

"Se os resíduos orgânicos descartados em um ano no Brasil fossem submetidos a processos de tratamento, as emissões reduzidas seriam o equivalente à retirada de sete milhões de automóveis das ruas".

(Fonte: http://www.assemae.org.br/noticias/item/4494-apenas-1-do-lixo-organico-e-reaproveitado-no-brasil)

2.jpg

Imagem: 1. Frutas da época coloridas e frescas.

Existe a necessidade de separação correta do lixo por todos, uma vez que este, só por existir, já representa um elemento extra e um objeto de preocupação na natureza quando se observa toda a extensão de problemáticas ambientais no Século XXI- O consumismo e a poluição, as desigualdades sociais, a contaminação do solo, das águas e do ar e as doenças "modernas", tal como a Obesidade, Doenças Cardiovasculares, Sedentarismo e Tabagismo.  Uma garrafa de bebida industrializada/gaseificada pode conter diversos Aditivos, tais como Adoçantes artificiais, Conservantes, Aromatizantes, Elementos acidificantes e Sequestrantes, enfim, são bebidas e alimentos que, por vezes, apesar de comercializados e aprovados por diferentes órgãos de controle de qualidade, não podem garantir valor vital e nutricional adequado e específico a pessoas em seus diferentes contextos de necessidades nutricionais e quadros de saúde.                         ->"Segundo pesquisadores da UNIFESP, o tempo de decomposição de uma garrafa PET é de no mínimo cem(100) anos." (Fonte da Pesquisa: www.pensamentoverde.com.br).

  • Quanto à segunda imagem, fica claro que, pensando em níveis de saúde ambiental e saúde humana, esta ganha quando comparada aos aditivos químicos, conservantes e embalagem plástica que acompanham as bebidas industrializadas - Frutas da época além de serem mais leves e saudáveis são orgânicas, oferecendo os menores níveis de impacto ambiental, acompanhando a natureza e suas estações. Em níveis socioambientais, a segunda também teria essencial participação na recuperação ambiental em um Mundo Globalizado e no equilíbrio socioeconômico, ao pensarmos na Agricultura familiar e nos Produtores Rurais - Grandes empresas e Transnacionais ocupam os territórios de diferentes países, porém, nem sempre oferecem a Valorização, Conservação do Meio Ambiente e Comprometimento com possíveis efeitos posteriores relacionados ao acúmulo de resíduos poluentes à natureza . Por outro lado, o ponto classificado como Positivo para estas empresas seria a geração de Emprego e Renda à população dos países subdesenvolvidos.

Caixote do lixo doméstico
Imagem: Mídia Wix.

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado anualmente no dia 17 de Maio, em diversos países do Mundo. Devemos, com isso, não somente nesta data - mas sempre - recordar os 3 Rs:

Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Além da separação e descarte correto do lixo, outra mudança necessária é o pedido às empresas que geram o produto e o resíduo para que o repensem - produzindo um Refil e embalagem ecológica e menor em substituição a novas embalagens plásticas - para frear a alta demanda por plástico no Meio Ambiente - demanda esta que requer trabalho e esforço de trabalhadores que  trabalham incessantemente e doam o seu tempo, energia e Vidas à reciclagem. 

" De acordo com o IBGE, 73% do lixo produzido no Brasil é destinado a aterros sanitários. Essa condição ocorre devido ao fato dos aterros sanitários serem mais baratos, carecendo o país de ações e programas eficientes de Reciclagem"

(Fonte da Informação: www.dinamicaambiental.com.brPublicação: 2017).

Consumo e Alimentos Industrializados x Saúde e Sustentabilidade Socioeconômica e Socioambiental

Análise sob um olhar de União entre a Preservação Ecológica (Biodiversidade) e os hábitos de Saúde e Alimentação.

2.jpg

Substituição de Sacolas Plásticas por Sacolas Artesanais Ecológicas:

Uma solução para a excessiva demanda por Plástico nas grandes cidades.

Permite dobradura e é compacta e leve para deixar na bolsa e utilizar em compras nos mercados.

Não machuca e nem corta os dedos ou braços, o tecido permite maior conforto no transporte e pode ser higienizado periodicamente em casa para reutilização.

1.jpg

Reflexos do Lixo Urbano : Resíduos jogados em calçadas e áreas próximas a bocas de lobo. 

           Audio

Meio Ambiente & Saúde:

Ar Puro, Respiração e Vitalidade

00:00 / 00:13
00:00 / 01:29
00:00 / 01:04

O Vegetarianismo nos ensina a Consciência do cuidado com a saúde em ressonância com a vida do Planeta e o Meio Ambiente.

Um exemplo de suco natural, funcional e potente vitalizante e desintoxicante são os sucos enriquecidos com Chlorella, um suplemento em pó composto por microalgas rico em Clorofila. A combinação com os sucos verdes de Maçã e Couve; Couve e Limão (com ou sem gengibre); Kiwi e Couve - São exemplos de sucos que junto à Chlorella trazem grandes benefícios,auxiliando a nossa saúde.

Para sobremesas leves, temos também o exemplo do Agar Agar, composto por algas marinhas, formando uma substância gelatinosa vegetal rica em magnésio, potássio, ferro e cálcio.

Essa é uma dica vinculada à Saúde e Bem-Estar e à Naturopatia.

Para uma melhor instrução e prescrição dietética Vegetariana específica, consulte um(a) Nutricionista.

Suco Verde

Alimentação Natural

    & a Diversidade

Ayurveda :  Doshas e Gunas

Atributos 

Gunas:

Estados sutis da Matéria

Mente e matéria estão interligados. As características mentais envolvem dimensões e estados existentes na Natureza. Do mais denso ao mais sutil, encontramos estados e níveis de Energia.

Descrições e Características dos gunas:

1) Sattva - O estado de equilibro, saúde, ressonância com Deus, Paz, bem-estar.

2) Rajas - Presença de agressividade e impulsividade típicos do elemento fogo - extroversão. Implica em esforço para ação.

3) Tamas - Estado de inércia, ignorância - o estado mental prejudicial.

Os gunas operam em simultaneidade com o temperamento humano em relação a planos mais sutis, que envolvem a Mente e o Plano Astral.

Doshas

Onde há matéria, há energia. Onde há energia, há movimento. O universo manifesto é composto por 5 elementos sutis, criadores e presentes em todos os objetos, organismos vivos, em toda a natureza, na Terra e em todos os planetas.

Vikruti - Desequilíbrio

1) Vatta - Representa o movimento e o elemento Ar e possui natureza fria, leve e seca. Governa a respiração, a criatividade, a habilidade da rapidez. Por outro lado, em desequilíbrio, ocorre ansiedade, falta de memória e concentração, dificuldade de estabilidade, dispersão, agitação.

Alimentos como alface, alimentos frios e alimentação irregular pode prejudicar o equilíbrio de Vayu, desequilibrando Vatta.

2) Pitta - Representa um dosha de predominância do elemento fogo.

Se caracteriza por expansão, atividade, força. Por outro lado, seu desequilíbrio pode provocar estados emocionais negativos e irritabilidade.

Os alimentos picantes representariam, então, a natureza deste Dosha.

3) Kapha - De característica lenta(calma), estável, pesado (denso), oleoso.

Representa a predominância dos elementos terra e água.

Alimentos gordurosos estimulariam as características de Kapha no organismo, influenciando certos atributos e funcionamento mental.

Dunas de areia
Fogueira
Moinhos de vento
Mountians frias

Laboratório em Casa

Receitas de Bem-Estar e Beleza com produtos caseiros e naturais

A elaboração foi feita através de pesquisas associadas à união de Conhecimentos Naturopáticos.

Conceitos e Receita

  • Reduzir, Reutilizar e Reciclar 1

  • Acessibilidade e Criatividade 2

  • Ciência e Sustentabilidade 3

  • Ecologia e Cuidados com a Saúde 4

1.jpg

Máscara de Hidratação Capilar Caseira e Natural 

Livre de Conservantes, Parabenos, Petrolatos, Sequestrantes e outros químicos

Durabilidade para diversas aplicações

Ingredientes:

- 1 col/sopa Creme de Hidratação Capilar Neutro - Sem Parabenos

- Óleo essencial de Tomilho (antibactericida e antisséptico) Lavanda ou Outro;

- Óleo de semente de uva  5 gotas

Opcional: 1 col de sopa de babosa;

Aplicar nos cabelos pré-higienizados e umedecidos com água da raíz às pontas;

Deixar agir por 2-3 horas.

            Abordagem sobre 

Saúde Intestinal e Alimentação 

Ingredientes naturais

No Brasil, mais da metade da população, 55,7% tem excesso de peso. Um aumento de 30,8% quando comparado com percentual de 42,6% no ano de 2006. O aumento da prevalência foi maior entre as faixas etárias de 18 a 24 anos, com 55,7%. Quando verificado o sexo, os homens apresentam crescimento de 21,7% e as mulheres 40%.

Na contramão do aumento dos percentuais de obesidade e excesso de peso, o consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 15,5% entre 2008 e 2018, passando de 20% para 23,1%. A prática de atividade física no tempo livre também aumentou 25,7% (2009 a 2018), assim como o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 53,4% (de 2007 a 2018), entre os adultos das capitais. Também ao informar que receberam o diagnóstico médico de diabetes (40%), entre 2006 e 2018, os entrevistados demonstraram ter maior conhecimento sobre sua saúde, o que os motivaram a buscar os serviços de saúde, na Atenção Primária, receber o diagnóstico e iniciar o tratamento.

"Nós temos um aumento maior da obesidade em decorrência do consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, de alto teor de gordura e açúcar. Então, o incentivo ao consumo de hortaliça entre as crianças e os adultos é fundamental. Está acontecendo uma mudança de comportamento, de paradigma importante no Brasil. E também, compete a nós, a gestão, ampliarmos o incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis e também promover a economia local, com o consumo de hortaliças.  Quanto mais próximo de casa eu compro o alimento, mais saudável ele é, e mais fresco eu vou consumi-lo", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

Fonte: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45612-brasileiros-atingem-maior-indice-de-obesidade-nos-ultimos-treze-anos#:~:text=%20Brasileiros%20atingem%20maior%20%C3%ADndice%20de%20obesidade%20nos,DIABETES.%20O%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde%20tem...%20More%20

Em nossa saúde física, fica claro que a alimentação está com ela intimamente relacionada . Ao optarmos por uma alimentação natural e rica em fibras, estamos auxiliando o nosso organismo tanto energeticamente quanto nutritivamente. 

Os alimentos industrializados e ultraprocessados ricos em açúcar associados a uma dieta carente de nutrientes dificultam o bom funcionamento intestinal e o bom funcionamento do Sistema Linfático - que necessita filtrar as impurezas e produtos metabólicos para que o corpo elimine-as através da excreção e transpiração.

O sedentarismo e a incidência de obesidade e outras patologias cardiovasculares poderiam estar associadas ao excesso de alimentos ricos em açúcar - somando à possibilidade de uma redução do bom funcionamento intestinal devido às qualidades nutricionais dos alimentos e o estresse .

Além de ser fundamental compreendermos o alimento é também importante pensarmos a procedência destes. Podemos trazer sustentabilidade em beneficio do Planeta e do Meio Ambiente ao optarmos por uma dieta natural, comprando produtos frescos com produtores locais de nossa cidade.

        Florais 

Utilização, Explicações, Finalidades Terapêuticas, Visão Holística

"Correções: A Natureza é cíclica".

* Neide Margonari - Criadora e Sintetizadora dos Florais de Saint Germain

Essa sessão encerrou. Novas Abordagens em Breve!

O Resgate do Essencial
frente à Aceleração do Pensar e Fazer
 Distúrbios do Estresse, Pandemia, Globalização e Crises 
A importância da Consciência, da Pausa e do Cuidado
A importância do Ser frente ao existir e da reconexão com a Natureza.

passadeira

Imagem: Mídia Wix.

 O Estresse, o esgotamento psicofísico e as suas causas estão intimamente ligadas aos problemas somáticos de Saúde, à Saúde Mundial e podem ser classificadas como "doenças da Modernidade".

Com a aceleração produtiva, as cobranças e exigências econômicas para a sustentação dos pilares básicos de Vida e as demandas para tal sustentação, atualmente o Mundo vive um contexto de grande desequilíbrio de polaridades, desigualdade socioambiental e socioeconômica e uma Pandemia que afetou o modo de viver, ver o mundo e funcionar, que surgiu a partir da condição imposta pelo quadro de Saúde Mundial: o Isolamento Social. 

O contexto de Crise que afeta o Clima e o Mundo também se expressa na Vida interior dos indivíduos, com condições desfavoráveis de trabalho, exigências e demandas excessivas externas, auto cobranças por infindáveis aprimoramentos e aperfeiçoamentos para o encaixe no Mercado de Trabalho, dificuldade de sustentar-se economicamente, comprometimentos de Saúde em quadros de dedicação excessiva e contínuas horas de trabalho, problemas posturais, emocionais, psicofísicos, Ergonômicos e gerais decorrentes do modo de vida acelerado, pouco saudável, pouco sustentável e extremamente exigente conforme os encargos assumidos pelo indivíduo e pelo modo de vida e condicionantes gerais.

 

Olhar a nós holisticamente envolve não separarmo-nos do Ambiente e suas influências e condições. É um fato que todos necessitam de abrigo, alimento, vestimentas e energia para a saúde física, porém - onde fica a verdadeira Qualidade de Vida e Saúde Mental em um quadro social e econômico de constantes exigências, pressões e competitividades impostas pela Sociedade em seus diferentes contextos?

Quando o indivíduo se reconecta com o essencial, abandona as condições que afetam a sua Saúde e Qualidade de Vida. Resgatar a individualidade e personalidade de uma pessoa que está sujeita e condicionada a funcionar em um mecanismo programático e sistemático de Vida é romper com padrões e condicionamentos prejudiciais à Vida física e psíquica de um ser humano, é reconectá-lo à sua verdadeira Natureza.

Toda e qualquer atividade necessita de energia e tempo para ser executada. Com o trabalho mecânico- muscular e psicofísico geral, torna-se possível executar uma ação.

Quando esta ação é contínua e repetitiva, há o que chamamos condicionamento.

Na Era Moderna, com o Avanço tecnológico, o Sistema Econômico Mundial passou a exigir do ser humano inúmeras adaptações. Estas adaptações possibilitaram a Aceleração Produtiva - que diz respeito às maquinas, às tecnologias adaptadas para suprir as necessidades e demandas da nossa Sociedade. Isso também exigiu uma aceleração do funcionamento, do pensar e fazer Humano para atender e acompanhar os avanços.

Os problemas da Modernidade e da insustentabilidade global envolvem as  relações Humanas, a relação do Homem com a Natureza, com os Ambientes e com o seu próprio funcionamento - o estresse, vícios diversos (temos o alcoolismo, as drogas e o tabagismo), os transtornos e doenças mentais, o sedentarismo, as doenças do trabalho (LER,DORT, entre outros), as consequências destes - como a Diabetes, HAS e Obesidade, TAG e Depressão são as consequências evidentes de um modo de vida estressante, mentalmente extenuante e fisicamente antinatural.

 

Texto Por: A.P 

08/2020

Imagem9.jpg

Imagem: Microsoft Word/Power Point - Imagens de Pesquisa.

Ser, Energia e Qualidade de Vida
As Condicionantes do Estresse Somático, a Saúde Mental e as Influências do Ambiente e Atividades na Vida Individual e na Saúde do Trabalhador.
Hoje em dia viver em perfeita Saúde e Bem Estar tornou-se uma meta para muitos.
Mas, antes de ser uma meta, a Saúde é um Direito Humano fundamental.
Onde está a Saúde do trabalhador, que desenvolve as suas atividades sem o uso de EPI's, entrando em contato com diferentes agentes físicos, químicos ou biológicos e a uma série de riscos ergonômicos? Onde fica a Saúde deste que não é amparado e orientado para preservar a sua saúde com estes cuidados? Onde está a Saúde daqueles que passam toda a vida a trabalhar e dedicar-se ininterruptamente a todo tipo de atividades repetitivas - tanto a Nível mecânico, muscular - físico, quanto a Nível Mental ? Atualmente, estamos amparados por uma série de tecnologias da Vida Moderna. Porém, continuamos necessitando do corpo e das suas capacidades (energéticas, funcionais, entre outras) para executarmos e orientarmos qualquer ação. Isto significa que além de um nível maior de condicionamento físico, temos a exigência constante da Atenção Mental e a solicitação dos meios do sentido para atender aos sinais e demandas externas. 
Podemos dizer que, assim, a Energia trabalha voltada para a execução de tarefas no mundo exterior a maior parte do tempo. O(a) trabalhador(a) não possui mais tempo para cuidar-se, para descansar, para ver-se ou admirar o nascer e o Pôr-do-Sol. A vida confinada em atividades extenuantes, repetitivas e voltadas exclusivamente para o aproveitamento Econômico impactou e impacta diretamente na percepção e visão de Mundo das pessoas, no mais profundo sentido de Saúde e Qualidade de Vida. A Vida acelerada, hiperestimulada sensorialmente, com grandes pressões e cobranças e repleta de exposições a diversos agentes (químicos, físicos, biológicos, térmicos, entre outros riscos tais como os ergonômicos que comprometem a Qualidade de Vida e a saúde a longo prazo. A má alimentação ou a falta de Consciência Alimentar, o desperdício, a poluição do ar, dos mares e dos rios tornaram-se fatores interligados ao Diagnóstico de Saúde Individual e Mundial - que não estão apartados dos fatores ambientais. Percebe-se que a própria execução das Atividades exige do trabalhador a estrutura não somente física, mas também Mental para dar suporte à Atividade.
Quando olhamos para um Meio Ambiente cada vez mais hiperequiparado e tecnológico e cada vez menos ecológico, percebemos evidentemente que o "Peso" que hoje assola a Mente e a Vida humana verdadeiramente não estão apartados do sistema e ambiente que possibilita a vida e o funcionamento  da Sociedade. Daí a importância da palavra Sustentabilidade - além do entendimento sobre o nosso funcionamento e o funcionamento da Natureza.
As pessoas estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças psicossomáticas devido ao sobrecarregamento de informações e estímulos Mentais, sensoriais e respostas do Sistema Nervoso frente a ambientes desafiadores diversos.
Estes estímulos e grandes despendimentos energéticos dificultam a Saúde, o Bem-Estar e o Equilíbrio.
A tensão nervosa, a obesidade, a anemia, os transtornos emocionais, a fadiga muscular e nervosa (astenia/neurastenia), gastrites e infecções, a enxaqueca e as baixas da Imunidade, os transtornos somáticos de estresse em geral - são fatores relacionados a processos que de curto a longo prazo afetam a Saúde.

Cuidar e Prevenir é uma Dádiva.
Promover Saúde, seja em que âmbito for - é Conscientizar sobre um Direito Humano Universal, Essencial e Inegociável.














 

Guarda-sol de praia

Imagem: Mídia do Wix.

Naturopatia e Massoterapia: Produtos e elementos Naturais, Cuidado e Reparação Psicofísica e Psicoenergética

Olhar e Viver Holístico: Benefícios do tratamento e propósito terapêutico, preventivo e regenerativo da Massoterapia (Técnicas Manuais e Massagens) junto às PICS (Práticas Integrativas e Complementares)

reflexologia

Imagem: Mídia do Wix.

Benefícios à Saúde e equilíbrio Psicoenergéticos, Psicofísicos, Neurofisiológicos, Estéticos, entre Outros. 
Que, por sua vez tratam corpo e mente integralmente, previnem desequilíbrios e agravantes, doenças psicomotoras somáticas associadas ao estresse revitalizam corpo a nível estético e energético e facilitam o equilíbrio hormonal e metabólico - buscando promover integralmente e conjuntamente a Saúde e Bem-Estar Mental.

 

Produtos de beleza na tigela de madeira

Imagem: Mídia do Wix.

spa

Imagem: Mídia do Wix.

Diferentes condicionantes podem comprometer as nossas capacidades de Equilíbrio e Saúde. Vida agitada, excessivas sobrecargas e responsabilidades, horas de trabalho sentado(a) em uma mesma posição, má postura, excesso de preocupações, alta demanda mental ou física - enfim, muitos podem ser os elementos que agem - indireta ou indiretamente no estresse frente à vida Moderna e cotidiana.

Cuidar-se e descobrir o nosso senso de Equilíbrio e bem-estar é fundamental para uma vida harmônica.

Cuidar antes que os primeiros sinais cheguem, antes que os agravantes se coloquem à frente não é somente um ato de Amor com as nossas vidas, bem como é um ato de Consciência de que todos temos limites para viver com tranquilidade e Saúde verdadeiros - e, assim, com a Saúde e serenidade Mental que é a base de um Ser Humano feliz.

Sistema Nervoso, Tendões, Músculos e Vértebras - As Inflamações que ocorrem devido à má postura, esforços repetitivos e uma vida estressante. 

A Massagem Terapêutica fará o trabalho de tratar as tensões que se localizam entre os grupos musculares, ligamentos, tendões e vértebras.

Cada Etapa da Sessão é fundamental - desde a acomodação do(a) e estabilização do cliente. 

A Duração de 1h30-2h00 é o tempo médio de trabalho que envolvem as manobras terapêuticas nos grupos musculares, e toda a Essência da Naturopatia que traz tanto o(a) Terapeuta quanto os elementos naturopáticos para auxiliar Corpo e Mente do paciente neste trabalho de Equilíbrio e Repouso Regenerativo, Relaxante e Reequlibrante.

Edemas - Retenção de Líquidos, Sobrecargas Físicas e Mentais e Má Alimentação: Fatores agravantes e suas repercussões - Como o tratamento terapêutico evita e trata a evolução destes problemas?

Muitas vezes, uma pessoa pode esperar que em 1(uma) sessão um incômodo mais predominante que o levou a realizar o tratamento seja resolvido. Cuidar da nossa saúde é como manter cristalina a qualidade original da Água - a qualidade original da estrutura física e a realidade do bem-estar interior - ou, ao menos, buscar promovê-los e preservá-los, evitando a degeneração.  Este processo não pode ocorrer de uma vez só.
Assim como um agravante pequeno de estresse não surge repentinamente - mas durante um período de tempo - assim também a soma de multifatores determinam a nossa Qualidade de Vida, nosso estado físico e psíquico - sendo que grande parte deste resultado encontra-se interconectado com as relações e trocas que realizamos com o Meio Ambiente e com a nossa energia - para que seja possível sustentarmo-nos e mantermo-nos em harmonia com o Todo - tornando possível, assim, um processo de troca saudável.

Doenças cardiovasculares, edemas e retenção de líquidos, fadiga e má disposição, dores de cabeça, distensão abdominal, degeneração da pele, fraqueza ou tensões musculares e nervosas somáticas - são fatores que afetam a Saúde - a curto ou a longo prazo.

Alimentação saudável, boa ingestão hídrica, descanso (repouso) adequado, exercícios físicos moderados feitos semanalmente - são fatores que favorecem a nossa saúde e bem estar a curto e a longo prazo - evitando os agravantes.
As tensões miofaciais ou região temporal - face - temporomandibular (músculo do masseter) também podem estar ligadas às horas em frente ao computador e à tela dos celulares, à má postura durante o dia, a falta de relaxamento mental, a má postura no momento de dormir, entre outros; 
 
 
















 

A Massagem Terapêutica- ao trabalhar todos os grupos musculares- o corpo por completo - auxilia também a soltura das tensões somatizadas na região facial/cervical. A Cosmética da Naturopatia (Cosmética Natural) também influencia nos bons resultados obtidos.

Imagem20.jpg
Imagem: M. Word Imagens.

Já a técnica de Bambuterapia Facial promove uma rejuvenescimento facial de acordo com o estimulo tecidual - muscular e o aumento da circulação sanguínea local.

Corpo-Mente, a Energia e o Meio Ambiente: Evolução
As sinapses do Cérebro no Ambiente e a nossa Evolução Humana.

Por Aline Pontes
 
É um fato que o nosso processo de aprendizagem ocorre desde o nascimento e segue até a velhice - a etapa onde todo o cérebro (formação psicológica) já está formado e quando se inicia o envelhecimento de forma geral e natural. O que se segue no decorrer deste processo não é nada mais do que uma série de interações feitas do cérebro- corpo-mente e Espírito - meios do sentido - com o meio externo - o "conhecer o Mundo". Seria apenas este o propósito da experiência humana e Evolução? Certamente , não! O Planeta, a humanidade e tudo o que interliga esta rede de fenômenos e interações ocorrem dentro do Espaço. Nós não estamos apartados das dimensões que abrigam e possibilitam o Espaço, Energia e os 5 elementos (elementos presentes na Terra e no Universo).
Depois que aprendemos a interpretar as palavras e nos comunicar, passamos a funcionar com o eu, as ideias, preferências, gostos... Então, a visão do mundo toma a forma das nossas emoções, crenças ou simplesmente dos valores que adquirimos com as interações feitas ou adquiridas destes estímulos sensoriais obtidos a partir das Comunicações e Interpretações feitas. Estes valores podem ter sido interpretados de forma positiva - o que estimula o crescimento, desenvolvimento e evolução - ou de forma negativa - quando captamos os pontos negativos de uma observação e experiência - e quando de fato existem razões para a vermos desta maneira - buscando uma razão para aquela desarmonia. Ainda que o processo de maturação da compreensão demore, permanecemos interagindo e conhecendo o "mundo" e o "eu".
A educação cumpre um papel fundamental na construção de uma sociedade mais cooperativa e menos competitiva, mais unida e menos dividida, mais calma e menos violenta em todos os sentidos. Quando criamos o ambiente de harmonia e compreensão no nosso mundo interno, as dificuldades de relacionamento e comunicação com o externo reduzem ou removem-se substancialmente. 
Um Exemplo para Refletir: Quando uma pessoa reage ao ser agredida - o que é uma reação compreensível de defesa do organismo frente a uma ameaça ou condição que simule a necessidade de defesa - junto às repercussões desta defesa no Sistema nervoso central - na mente e nas emoções - interpretamos que houve um elemento Causal que produziu aquela reação, aquele efeito.
Quando a Comunicação violenta está a frente da comunicação consciente, o inconsciente entra em ação. O inconsciente é justamente aquela parte que capta das relações e interações a aprendizagem e cria a visão de mundo - a experiência.

Quando colocamo-nos presentes, o estado de Presença remove e clareia as interpretações das experiências passadas - que foram fruto da aprendizagem - e assim, o cérebro  a Mente -  desenvolvem esta sensibilidade importante para com o Eu - e para com o mundo dos fenômenos e experiências.  Podem existir palavras, emoções intensas, imagens, pensamentos - toda esta estrutura da nossa Consciência e do Pensamento movem-se continuamente. Já o estado do Criar - será que este se reserva apenas ao Consciente ou trata-se de um processo contínuo e integral de Evolução? É justamente isto que é tão importante para os valores da Educação e do Amor brotarem nas nossas Vidas e na vida da Sociedade. Se o aprendizado e os valores inegociáveis obtidos - mesmo graças a desafios - puderem se manter claros e luminosos frente às influências e mudanças externas - seremos Luz para nós mesmos, para o próximo e para o Mundo - voluntária ou involuntariamente.

Para haver comunicação não violenta, tanto o corpo quanto a mente - que expressam muitas vezes as sobrecargas das experiências que necessitam maturar ou a verdadeira necessidade de Renovação - precisam do Equilíbrio.






























 

A importância da Ergonomia para a Saúde e Qualidade de Vida

Por Aline Pontes

Definição de Ergonomia:
"A ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador e à tarefa que ele realiza. A usabilidade se revela quando os usuários empregam o sistema para alcançar seus objetivos em um determinado contexto de operação."
A Ergonomia se define apenas a um contexto de ambiente de trabalho, enquandrando e limitando a capacidade e funcionamento humano a este processo? Certamente não! 
O funcionamento psicofísico ocorre todo o tempo - a cada segundo e minuto as células, metabolismo e todas as capacidades estão operando conjuntamente em alta velocidade de transformação conforme a solicitação, demanda e consumo de energia (glicose - ATP)


Basicamente, quando o pensamento humano "evoluiu", criando diferentes estruturas e novos objetos para o seu meio, além da revolução tecnológica - estas mudanças exigiram e exigem até hoje adequações psicofísicas mediante a relação humana com o ambiente, o meio ambiente, corpo-mente, meios do sentido a objetos ou máquinas, seja esta adaptação e relação feita em ambiente domiciliar ou a níveis de Trabalho, em ambiente profissional. 
 As condições e ambientes exercem direta influência sobre a saúde das pessoas  do trabalhador: Horas sentado à frente do computador, negligências de empresas com o trabalhador e sua saúde - exigências e demandas, entre outros.
As disfunções a curto ou longo prazo podem afetar diretamente a qualidade de vida do trabalhador, principalmente quando não há estímulo e educação em saúde, ações de Conscientização, Educação Postural, ações e cuidados preventivos. Entre estas temos a união de multifatores que envolvem a Diabetes, HA, Tabagismo, Escoliose, DORT, Depressão, entre outros;
Entre as diferentes etapas do estresse devemos citar as suas fases e como estas fases são percebidas - oque é feito mediante os sintomas e somatizações do estresse.
"A má postura ergonômica está em todos os lugares e ambientes - ou seja, está muito perto do nosso dia-a-dia: tensões musculares, dores difusas, disfunções da ATM, azia, Bruxismo, insônia devido à alta tensão diária, que podem evoluir para quadros de úlcera, Infarto, Vitiligo, Depressão, Ansiedade, Taquicardia e síndromes de pânico.
É fundamental reconhecer o funcionamento da natureza e as necessidades essenciais do corpo, da saúde física: O sono deve ser reparador - 8h/Dia de sono - principalmente quando se está exposto a ambientes com altas demandas, solicitações e pressões. 
" O corpo dá seus sinais de Estresse" - E todos devemos ouvi-los, reconhecendo as causas deste e preservando a saúde.
" Reconhecermos a nós mesmos como seres humanos integrados a este Espaço de relação e Vida é reconhecer que somos seres Biopsicossociais devido às co-relações que estabelecemos com o meio, com o Espaço social e com a Natureza."

































 

Vista para a natureza

Imagem: Mídia Wix.

Novas Abordagens em Video
Tema:
Saúde, Estresse, Alimento, Meio Ambiente!

A Importância do Alongamento Muscular e Cuidado com o Sistema Nervoso

2.jpg

Alongar-se e permitir um espaço vazio, de recolhimento e regeneração nunca foi tão fundamental para a nossa saúde, principalmente em situações do tempo atual, onde as demandas psicofísicas se tornaram maiores mesmo com as tecnologias e onde as atividades passaram a exigir grande energia mental - além das situações onde o trabalho tornou-se repetitivo - psicofisicamente, globalmente.

A privação do contato com a natureza, com o silêncio, com o repouso regenerativo - ocorrendo mesmo em casos onde a dor e a fadiga estão presentes são situações que dificultam o bem-estar do indivíduo e impedem a sua Qualidade de Vida. Unindo estes fatores (os excessos) à má postura, estresse e alimentação com conteúdo excessivamente processado ou industrializado junto ao sedentarismo, o que fica claro são os problemas das facilidades associadas à velocidade da vida e como esta velocidade impacta de forma positiva ou negativa a saúde psicofísica individual e coletiva.

Alongar e Respirar, Trazer a Energia para o Presente

Estas são as jóias que nos permitem reconectar-nos com o nosso próprio Ser, com a pulsação natural do corpo, facilitando o equilíbrio e a homeostasia.

3x por semana, todos os dias antes de repousar - O importante é que este momento exista e seja como um antidoto para todo e qualquer estresse.

Imagem: Representação de uma forma de alongamento simples no solo - Yogaterapia 

Outubro - Mês de prevenção do Câncer de Mama

pexels-photo-3900427.jpeg

(SCHVETZ, Anna) - Pexels.

Um mês importante para conscientizarmo-nos sobre a importância do cuidado com a Saúde!

A Saúde está relacionada com fatores que envolvem desde o ar que inalamos até a forma como nos sentimos, nossa Saúde Mental, Emocional, Física- ou seja, somos seres e não apenas corpos. 

Se o estresse, a alimentação e a genética podem influenciar em um quadro diagnóstico de neoplasia mamária, o modo de vida saudável e as formas de prevenção por sua vez são as formas que constroem saúde, bem-estar e qualidade de vida e evitam o surgimento dele.

Que este Outubro Rosa brilhe para todas e que o nosso Novembro Azul também seja de Harmonia e Atitudes Preventivas!

Como as Terapias tratam e previnem estes quadros?

As terapias manuais e a associação destas com os outros elementos terapêuticos promovem a saúde, reduzindo quadros de estresse somático, estimulando as capacidades naturais do organismo a manter-se em equilíbrio, previnem a somatização de problemas de saúde e facilitam o nosso bem-estar geral.

A Drenagem Linfática é uma massagem indicada para pacientes oncológicos porque remove o excesso de produtos metabólicos que ficam armazenados no organismo o pós-crurgico, facilitando a remoção destes e a reabilitação.

desktop.jpg

O bem que a Natureza faz para a nossa Saúde: 

Abordagens de 17.10.20

Carta da Terra

Recordando a Carta da Terra

Vamos a uma Leitura da Carta da Terra?

 

Santos, 01 de maio de 2021.

Yoga: "Vamos falar sobre Prana?"

Alimento e Prana: Quando cozinhamos um alimento em grande quantidade e guardamos a sobra da panela na geladeira, o que ocorre?
É importante lembrarmos que na Fervura o alimento já perde parte das suas qualidades vitais - ou, melhor - elas sofrem modificações, transformações. Na situação muito comum que é guardar a sobra na geladeira, temos o risco deste alimento estragar - e o desperdício econômico, ambiental e energético que isso pode causar - além da mudança de estado energético do alimento, que deve ser considerado.
 
Em Ayurveda, temos 3 tipos de classificação dos estados presentes na Natureza(Denominados Gunas):
1 - Sáttvico. (Sattva)
2- Rajásico. (Rajas)
3- Tamásico. (Tamas)

O estado Sátvico abrange as qualidades potenciais puras ou similares a um estado regenerativo. A influência Rajásica no tempo das coisas na natureza simularia, então, um estado intermediário, em transformação e movimento. O estado Tamásico representa o estado mais denso energeticamente - isso pode compor um estado em degeneração - ou algo próximo a esta - inércia e imobilidade também estão relacionados a Tamas. 
O alimento quando feito em grande quantidade e armazenado na geladeira, em 1 dia já perde parte considerável de suas qualidades energéticas - isso se intensifica com alimentos submetidos à prévia fervura. Ao estragar, temos mais um problema, que engloba o desperdício. O desperdício não envolve somente aquele momento em que um alimento em grande quantidade foi dispensado, bem como o trabalho anterior (energia) envolvidos para plantar, colher, produzir e a chegada do alimento até nós. Quando olhamos desta forma, vemos o impacto de pequenas ações e refletimos a prevenção, muda-se a atitude.
 
Viemos de uma cultura de "fartura", mas até que ponto a compreendemos e valorizamos? O melhor continua sendo estarmos no momento presente e atentarmos a situações ou hábitos que se repetem. Se no presente irá realizar uma refeição sozinho, pode cozinhar a quantidade exata para alimentação daquele momento. Se haverá alimentação no mesmo dia, em um horário posterior, pode-se reservar a quantidade exata (cozinhando a quantidade correta para as duas refeições do dia). A cultura de cozinhar em demasiada quantidade e armazenar alimentos por dias na geladeira precisa ser revista, isso será melhor para a nossa saúde e para o meio ambiente.

Prana e Matéria - Quando captarmos isso, estaremos esvaziando os problemas causados pelos excessos e muitos desequilíbrios.

Obrigada pela Leitura!


 










PRINCÍPIO ÚNICO: YIN & YANG & ATUALIDADE 
Em breve! 

Naturopatia e Massoterapia: Pindas
 

Benefícios da Massagem com Pindas para a Saúde.
Outono-Inverno: Termoterapia & Bem-Estar 

1.jpg

Uma abordagem especial para uma das formas de tratamento que unem Naturopatia e Massoterapia: As Pindas!

Esta técnica veio do Oriente e, no que diz respeito à essência da Naturopatia, à essência de um processo termoterápico (que utiliza da temperatura para gerar efeitos terapêuticos) ela é simplesmente maravilhosa. 
A partir de ervas selecionadas pelo terapeuta, formuladas a partir da Aromaterapia e dos Conhecimentos das Ervas Medicinais, trazemos um momento de balanço, descanso e regeneração ao paciente - os elementos naturais, os seus efeitos e a massoterapia unidos geram a liberação energética, o efeito calmante e/ou estimulante à circulação sanguínea, o tratamento da dor muscular e nervosa - amplificam os efeitos benéficos, proporcionando o equilíbrio psicoenergético e de relevância Emocional, Mental e Física unitariamente.
É um momento de calma e repouso que pode gerar alívio para o estresse, fadiga e tensão. É um momento onde as emoções se soltam - o aroma das ervas, a temperatura confortante... uma união perfeita.

Os bons efeitos da massagem termoterápica com pindas é ainda mehor amplificada em estações de frio: Outono-Inverno.

Fica Aqui esta Postagem Especial sobre elas hoje!

Saúde e Equilíbrio.


 

Yoga, Consciência e o Meio Ambiente
 

Dores Crônicas e Estresse - Qual a relação entre ambos e como surgem?

 

 

 

 

 

                                                                                            (Imagem: @Pexels - www.pexels.com.br)

Cefaléias tensionais e occipitais, dores na coluna, inflamações internas e das articulações, rigidez muscular, síndromes que nos acometem emocionalmente, fadiga física e estafa mental, problemas crônicos da coluna vertebral e suas somatizações - hérnias, compressões discais, Sistema Nervoso em constante adrenalina e excesso de estímulos, dificuldade para dormir, LER (Lesão por esforço repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho), cardiopatias, obesidade mórbida, anorexia nervosa, reumatismos, artrite, artrose, entre outras - são os tipos e exemplos de síndromes e patologias difusas que podem surgir a qualquer momento da vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                  (Imagem: @Pexels - www.pexels.com.br)

A massoterapia/ massagem terapêutica aliada a outros recursos estão disponíveis para fins de Prevenção, Manutenção e Promoção da Saúde e Equilíbrio do Ser como um todo. São recursos não invasivos que proporcionam harmonia, equilíbrio interno/externo com base no conhecimento terapêutico e na essência da Naturopatia (recursos da natureza).

O tempo tornou-se veloz, bem como as demandas mentais e físicas no tempo atual - logo, nunca foi tão valioso reservarmos um tempo para desligar, canalizar energia, repararmos o corpo e a mente, soltarmos as emoções, nos sentirmos bem e leves - e principalmente nos conhecermos, meditando e estando Presente! 

O Momento presente é valioso e é tudo o que temos. 

Sinta-se bem...

pexels-kindel-media-7298899.jpg
pexels-photo-6303573.jpeg

Florais: Atendimento com Florais Ararêtama - 2021.

Estética e Saúde:
Os resultados da alimentação no Corpo.

edemaciado.jpg

Imagem: Dicio.com.br

Edema.jpg

Imagem: medsimples.com/edema

A presença de doenças subjacentes, lesões musculares e ingestão excessiva de SAL/sódio contribuem intrinsicamente para o aspecto edemaciado (onde existe edema ou retenção de líquidos) nos membros ou no Corpo como um todo.

Uma alimentação com alto nível de toxicidade (a exemplo de agrotóxicos também contribuem para prejudicar substancialmente a saúde). Considero, como vegana, que a carne nem pode mais ser considerada um alimento para humanos, vista a gravidade do colapso ambiental, o sofrimento dos animais e as repercussões sempre negativas a longo prazo para a Energia e para a saúde física de um ser humano.

5-razoes-para-comer-menos-carne-vermelha_13371_l.jpg

Imagem:
https://jornalgazetaonline.com.br/wp-content/uploads/2019/05/5-razoes-para-comer-menos-carne-vermelha_13371_l.jpg

Massagem na Prevenção do Câncer: Massagem Terapêutica, Massoterapia e Oncologia

Previne por quê?
Por que cuida e fortalece o Sistema Imunológico, aumenta e facilita o fluxo energético livre, dissipa as tensões físicas e emocionais que obstruem o bem-estar e equilíbrio.

MITO: "A massagem facilita a multiplicação de células cancerígenas" - Não, isso não ocorre. Ao contrário, ela é
indicada para a reabilitação desses casos!




 

O que são Samskaras e onde o Fluxo Energético livre o desobstrui?

Tratam-se de impressões mentais e energéticas herdadas das ações e respostas semeadas no contato dos meios do sentido (Mente), com o ambiente (Vida).
Os Samskaras têm relação com Samsara, porque enquanto há a desarmonia do ser com o todo, a desarmonia do todo que impacta o micro e o impacto do micro ao macro, onde há: apego, aversão, ganância, inveja, medo - há samskaras para serem purificados. 

Esse conhecimento não pode ser vendido e nem sanado por nenhuma outra pessoa - o mundo deve descobrir o que são os samskaras, porque existem e como surgem -  existe um processo de identificação com o nome e a forma que gera
sofrimento advindo do Egoísmo existente no Mundo.

A meditação e a presença trazem a energia para o presente - facilitando a liberação desses samskaras.





 

Saúde & Alimentação
Uma Consciência Planetária Unitária de Regeneração e Amor 

Aqui, através dos Conhecimentos da Naturopatia e Aromaterapia, compartilho sobre Agroecologia - Agricultura sem Veneno e o uso dos O.E.s como recurso da natureza a favor da natureza (abundância- abundância - ciclos inteligentes), evitando ou eliminando o uso dos agrotóxicos.
Vamos Esverdear:
 

Santos, 17 de setembro de 2021.

Saúde Emocional e Ansiedade:
"Onde as descargas de Adrenalina alteram o Bem-Estar e impactam a Saúde?"








A vida é um processo contínuo de atividade e mudanças. Tudo o que experimentamos passa, se transforma e exige energia para que a experiência de fato ocorra e corra.
Quando o biorritmo é afetado, existem sintomas que podem ser percebidos logo ao início do fenômeno, da nossa experiência com ele e com as emoções.
Preocupações, pensamentos acelerados, velocidade e demandas para suprir e gerar soluções e ações - a nível mental. A nível físico, o os batimentos cardíacos aceleram, o ritmo respiratório muda, os músculos se tensionam.
A curto prazo, o organismo se reabilita e retorna ao ponto de equilíbrio (corpo-mente). A longo prazo, as tensões se densificam interna e externamente. É aí que devemos nos atentar para os efeitos. Essa alteração e ruptura de equilíbrio produz e provoca respostas hormonais e metabólico-fisiológicas diversas.


A descarga de adrenalina altera o equilíbrio hormonal porque é uma descarga que ocorre diante da experiência e percepção de alerta/defesa no momento presente. Uma situação desafiadora gera ansiedade que pode ser percebida ou sentida de diferentes formas. A ansiedade passageira, que sentimos sem que ela se torne extrema e contínua, é uma ansiedade natural da vida.
A descarga persistente e exaustiva prejudica quando acelera quadros de propensão à insônia, problemas digestivos, problemas alimentares, dores musculares e tensionais.
Quando voltamos para o equilíbrio de forma geral - que engloba corpo,mente, espírito (o ser, o ambiente a energia original) como um todo, a energia se re-harmoniza como um todo igualmente e os hormônios e fatores oxidantes reduzem seus impactos, trazendo de volta equilíbrio e bem-estar emocional, mental - auxiliando no equilíbrio e bem-estar físico.


Existe uma forma e fluxo natural que impulsiona Corpo, Mente e Energia a se re-harmonizarem. Isso existe como uma energia eletromagnética do nosso próprio planeta - e também envolve processos biológicos que as nossas células reproduzem e trabalham diariamente para manter.
As sessões de massoterapia e terapias proporcionam esse momento de pausa e recaptação energética.
Isso também pode ser amplificado com a Meditação, com as caminhadas ao ar livre, onde nos concentramos na respiração e ativamos músculos e sistema nervoso para funcionarem em um fluxo contínuo, harmonizando-o.  

Uma coisa é certa: Onde o desafio energético é maior que o bem-estar e equilíbrio, algo não está bem. É aí que precisamos permitir e criar pausas e respiros compassivos, balanceados com o bioritmo da Terra e da natureza.
Por Aline Pontes.
17.09.2021

maria orlova pexels.jpeg

Santos, 22 de setembro de 2021.
Yoga:
Holismo e Saúde Universal
Lembrar de Deus, pensar em Deus, viver por Deus.












A forma como tratamos e vivemos na Terra reflete a forma como tratamos e conhecemos o Espírito.
"A Aura da Terra se mantém na Força dos Raios Divinos e Casas Superiores que continuarão atuando para libertar o Planeta das corrupções, das degenerações, do egoísmo que escraviza, dos desequilíbrios, da Inconsciência. Além de todos os Seres do sofrimento - até que tudo se faça Novo, até que toda a ausência de amor se transforme em Luz Verdadeira. Sem mudança de atitude e mudança cultural, essa Luz não pode ser compreendida. Acredito que a transformação e a saída do velho que degenera e traz sofrimento é a entrada do Novo, quem vem da Casa Infinita do Coração de Deus e da Natureza em perfeição e comunhão."


Sobre Deus e sobre Yoga.

"De onde Vim, Quem Sou e para onde estou indo?"
"Eu Vim de Deus, Estou em Deus e estou voltando para Deus."

ib rama pexels.jpeg

Holismo e Saúde 
Saúde Energética e Emocional
Por Aline Pontes

A angústia é um sentimento e estado que surge de uma sensação e situação de opressão - opressão da plena autonomia e liberdade, opressão por exaustão e trabalho, exaustão emocional e psicológica - que se refletem no nosso Físico. A angústia não é somente um estado de bloqueio energético e incômodo.
A Angústia envolve processos sociais, ambientais, econômicos, globais. Mas a angústia não é permanente! Você sabia que as emoções mudam, não permanecem e se vão? Sabia que caminhando, fluindo com a Vida a angústia desaparece?!

A ansiedade e a depressão estão acopladas em um mesmo processo denominado Angústia, a sensação que trazem os sentimentos e como ela surge nesse campo emocional. Seja por fatores e decisões externas a nós que nos impactam ou seja por dimensões além do nosso controle, podemos observar a Angústia por um tempo e veremos que ela vai desaparecer. Meditar nos ensina sobre isso - observar, sempre observar a sensação, trazendo consciência e sabendo que todos passarão.







As Terapias Integrativas, a Meditação, os exercícios trabalham com o movimento, com a mobilidade física que gera mobilidade energética, ativação celular - e onde isso pode ajudar nos casos de Angústia?
O Sistema Nervoso responde sempre trabalhando a favor do Equilíbrio, além do organismo e seus potenciais imunológicos e capacidades. Quando surge um abalo ou quando as respostas e demandas são excessivas ou não suprem as necessidades do momento presente, surgem desequilíbrios, afetando assim a harmonia e integridade do indivíduo.
De onde surge a angústia?
Fisicamente, uma emoção - ligada ao Sistema Nervoso pode reproduzir sensações e respostas. Um estado de depressão ou ansiedade generalizada, de angústia diante de um abalo pode acompanhar síndromes difusas? Sim. Queimação, dor, fraqueza dos músculos ventrais, tensão ventral excessiva, tremor nos membros inferiores - opressão torácica, palpitação cardíca - sensação de "choque", ansiedade, entre outras;
O campo das memórias, das respostas, o corpo que se relaciona com o meio Vida, o corpo que conhece e desconhece as necessidades, desejos ou medos possui Inteligência - e o ventre é a raiz que mais nos aproxima da Segurança Básica Física, regida pelo Chackra Básico. Essa angústia envolve o  significado desse processo de segurança e autonomia básica que necessitamos e a nossa evolução enquanto humanidade.
Um modo de vida e ambiente de vida saudáveis geram tranquilidade, amor e paz. Um ambiente denso contribui para excessos de preocupações e desarmonias emocionais. 
As Terapias estão a serviço para trabalhar e promover não somente o bem estar físico, bem como o bem-estar energético e emocional das pessoas.

Exames clínicos mais profundos são essenciais para descartar síndromes ou desequilíbrios da nossa saúde física- mas evidenciado que não há nada físico, retornamos ao processo da angústia e como essa angústia afeta ou pode afetar a nós, seres humanos de qualquer classe social ou nacionalidade e o que pode ser feito dentro das Terapias Integrativas para tratar e minimizar seus efeitos.


 

pexels-photo-6303573.jpeg

Imagem: Editor Wix.

Buscando e Sedimentando o Equilíbrio: O Valor da Prevenção em Saúde 

pexels-shvets-production-6975463.jpg

Schvetz - (Pexels)

      As horas de descanso, repouso, recepção e cuidado energético e físico trazem saúde e bem-estar por diferentes pontos:

     Temos a manutenção dos hormônios do estresse, que muitas vezes, através de grandes pressões e estressores externos são abalados de seu funcionamento equilibrado. O aumento do cortisol, as descargas de adrenalina junto às situações de ansiedade acarretam danos não somente no momento presente, estendendo seus efeitos a longo prazo.

    Costumo dizer que toda pessoa deveria se dar de presente uma sessão de massoterapia mensal, semanal ou periodicamente - Por quê?

     Não somente pela questão do cuidado que se reproduz em camadas mais profundas do nosso Ser, assim como para a prevenção de patologias e problemas crônicos de saúde que surgem com o aumento e repercussão do estresse.

     É ainda muito importante conscientizar o nosso país sobre o valor da Prevenção em Saúde, o quão valiosa ela é e como aplicá-la no modo de vida, de dentro para fora e de fora para dentro, conhecendo o corpo, reconhecendo as emoções e situações que afetam a nossa saúde e como tratar, reduzir e amenizar os efeitos do estresse que afeta não somente o corpo, bem como a Mente e o Coração.

Segundo a UOL, a prevalência de obesidade aumentou e é maior entre as mulheres. De acordo com os dados da pesquisa do IBGE, a PNS, 96 milhões de pessoas, ou, mais especificamente, 60,3% da população adulta do Brasil, apresentam IMC maior que 25 kg/m², sendo classificadas com excesso de peso.

Já segundo o RMMG, em um estudo realizado somente em Montes Claros - MG, a prevalência encontrada para as doenças reumáticas foi de 57,5% para osteoartrite, 34,7% para fibromialgia, 6,4% para AR e 1,4% para LES. Outros estudos também verificaram essas afecções como as principais doenças reumáticas, além das espondiloartropatias.

*As espondiloartropatias são artropatias inflamatórias caracterizadas sobretudo pelo acometimento articular do esqueleto axial (coluna e sacroilíacas), além de outros acometimentos progressivos que afetam outros sistemas do organismo. Sinais e sintomas da espondiloartrite envolvem dor e rigidez na região lombar ou na coluna, artrite (dor e inchaço) das articulações, entesite e uveíte.

Ainda segundo a OMS e a representação brasileira da Associação Internacional de Manejo do Estresse (ISMA), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse. Desse total, 32% sofreriam de burnout. (UOL Notícias)

1.jpg
Exercícios leves, Massagem
e Meditação: Os
Remédios Naturais e profundos para prevenir e tratar o Estresse físico e mental.

Yoga & Saúde:
Poluição Sonora
Efeitos da Poluição Sonora na Saúde
Santos, 13 de novembro de 2021.

 

Segundo o Iberdrola:
"Nem todo o som é considerado poluição sonora. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como ruído níveis sonoros superiores a 65 decibéis (dB). Mais concretamente, dito ruído se torna daninho se for superior a 75 dB e doloroso a partir dos 120 db. Consequentemente, este Organismo recomenda não passar de 65 dB durante o dia e indica que para que o sono seja reparador, o ruído do ambiente noturno não deve ser superior a 30 dB."

 

SOLUÇÕES E EXEMPLOS PARA REDUZIR A POLUIÇÃO SONORA

Organismos internacionais como a OMS coincidem em indicar que a conscientização da cidadania é fundamental para vencer este inimigo invisível. Por exemplo: realizar atividades de lazer sem gerar ruído excessivo, evitar o uso do carro e escolher alternativas como a bicicleta ou o veículo elétrico, fazer obras domésticas nos horários recomendados, isolar as moradias com materiais que absorvem ruídos, etc. Para isso, também é fundamental promover a educação ambiental com as crianças.


(IBERDROLA. O que é Poluição Sonora. Disponível em: Poluição Sonora: o que é, causas, efeitos e soluções - Iberdrola. Acesso em 13 de novembro de 2021).


Poluição Mental e Emocional: As invasões dos meios do sentido e do intelecto com estímulos que podem ser agressivos, resultando em mal estar físico, biológico, psicofísico ou energético, emocional. 

Santos, 04 de Dezembro de 2021.

poster_1638678436827[1].jpg

Saúde, Consciência e Planeta
Consumo de Álcool: Cultura e Efeitos